Revitalização

Escadarias de Cachoeiro recebem melhorias e intervenções artísticas

Na escadaria Madre Gertrudes, no Ibitiquara, serviços estão na fase final
Foto: Márcia Leal /PMCI

Importantes para a mobilidade de moradores de muito bairros de Cachoeiro, as escadarias do município têm recebido atenção especial da Prefeitura, com serviços de manutenção e intervenções artísticas.

No bairro Ibitiquara, por exemplo, a escadaria Madre Gertrudes de São José, que liga a Linha Vermelha à rua Teotônio Souto Machado, os trabalhos de revitalização estão em fase conclusão. O local recebeu reparos em muros e canteiros, ganhou paisagismo, nova iluminação e uma pintura em homenagem à Madre Gertrudes.

Gilberto Machado

Outra estrutura que também já teve os trabalhos de manutenção iniciados é a escadaria Mário Ramanelli, no bairro Gilberto Machado, que liga a rua Padre Franco à avenida Francisco Lacerda de Aguiar. Ela recebe serviços de limpeza, reparos na alvenaria, jardinagem e terá nova pintura, em homenagem a escritores cachoeirenses.

Maria Ortiz

No bairro Maria Ortiz, já foram concluídas as ações de revitalização da escadaria localizada próxima ao Centro Municipal de Saúde, que liga as ruas Brício Mesquita e Antonio Guido. A estrutura recebeu serviços de manutenção, jardinagem, pintura e iluminação. Além disso, ganhou pintura artística nos degraus, em homenagem à heroína capixaba Maria Ortiz, que dá nome ao bairro.

“Além das manutenções dessas estruturas, buscamos valorizá-las ainda mais. As pinturas artísticas, além de embelezarem o local, homenageiam figuras importantes que fazem parte da história local”, comenta o secretário municipal de Serviços Urbanos, Vander Maciel.

Outros locais atendidos

A Prefeitura de Cachoeiro também já realizou  intervenções em outras escadarias no município. Foram as dos bairros Amaral (ligação entre as ruas Zeolinda Aranha e Isabel Pereira Lima), do Vila Rica (que liga as ruas Amélio Ronquete e Antonio Ciciliote Neto), Teixeira Leite (na rodovia do Valão, em frente à Cia das Massas, que dá acesso à rua Elizário Corte Imperial, no bairro Vila Rica, e à rua Maurílio Coelho, no bairro Ilha da Luz).

Os serviços de manutenção na escadaria, no Maria Ortiz, já foram finalizados