Qualificação profissional

Escola do Servidor: últimos dias para inscrição em capacitações on-line

Continuam disponíveis, até segunda-feira (20), as inscrições para dois cursos de ensino a distância (EAD) para os servidores da Prefeitura de Cachoeiro.

Os interessados podem se inscrever nas capacitações “Administração de Conflitos” e “Controles na administração pública”, por meio do site www.cachoeiro.es.gov.br/escola, clicando na aba de cursos e no botão “Pré-inscrição”. São 150 vagas para cada curso.

Os cursos são oferecidos pela Escola do Servidor, da Secretaria Municipal de Administração (Semad), e serão ministrados por docentes selecionados pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

Em “Administração de conflitos”, os servidores estudarão, na primeira unidade, sobre o conceito, os tipos, causas e origens dos conflitos, análise de situações e efeitos negativos e positivos.

Já na unidade seguinte, os temas são relacionados à convivência com os colegas de trabalho: a arte de conviver, reconhecer os próprios erros, aperfeiçoar as habilidades de ouvir, críticas construtivas e como evitar preconceito.

O módulo três fala sobre assédio moral, conceitos, principais alvos, objetivos e estratégias do agressor, consequências, tratamento e prevenção.

O último módulo ensina sobre como mediar conflitos, procurar soluções, estilos de administração de conflitos e o conflito como elemento vital para a mudança.

Já a capacitação “Controles na administração pública” visa a ensinar, na primeira unidade, sobre: o controle na administração e prestação de contas, como diferenciar as formas de controle, conhecer os conceitos preliminares e compreender a importância das prestações de contas.

O módulo dois fala de controle externo: como identificar os órgãos responsáveis pelo controle externo, como compreender as respectivas funções e reconhecer a contribuição que os órgãos de controle externo proporcionam para transparência nas ações governamentais.

Em seguida, os servidores poderão estudar sobre o controle interno: como reconhecer a função, como compreender a relação existente com a administração pública e identificar a contribuição que os controles internos proporcionam para a administração pública.

Por fim, no módulo quatro, os participantes vão conhecer a função do controle social e sua relação com a administração pública, como identificar os instrumentos de controle social disponíveis à sociedade e como compreender o modo como o controle social colabora com a transparência das ações governamentais.