Conscientização

Escolas podem solicitar palestras on-line de educação no trânsito

Ação possibilita a continuidade do trabalho de orientação a estudantes
Foto: Divulgação/PMCI

A Gerência de Educação de Trânsito, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdurb) de Cachoeiro, está realizando palestras on-line para dar continuidade, durante a pandemia, ao trabalho de orientação que promove em escolas do município.

Nesta semana, foi a vez de alunos do 2º ano do ensino fundamental do Colégio Adventista de Cachoeiro de Itapemirim participarem da atividade.

Com duração de 30 minutos, a palestra aborda temas como a importância de andar sempre na calçada, usar travessia na faixa de pedestres, colocação de crianças no banco de trás do veículo, uso do cinto de segurança, respeito aos semáforos e utilização correta de bicicletas.

Além das orientações, são exibidos vídeos educativos relacionados ao tema, seguidos de esclarecimentos de dúvidas dos alunos.

“Quando passamos para as crianças as normas de circulação e conduta no trânsito, formamos cidadãos mais conscientes e que passam para seus pais e outras pessoas o comportamento correto e esperado para um trânsito mais seguro e melhor”, destaca o gerente de Educação de Trânsito, Paulo Bento, que ministra as palestras.

As escolas públicas e privadas interessadas em receber a palestra on-line devem entrar em contato com a Semdurb, pelos telefones (28) 3511-4271, (28) 99956-6061 (Paulo Bento) ou pelo e-mail: semdurb.educatran@cachoeiro.es.gov.br.

A Semdurb promove um trabalho permanente de educação de trânsito, não apenas nas escolas, mas em empresas e em instituições públicas. “As palestras são muito importantes para conscientização. Com as orientações sobre um comportamento adequado no uso das vias públicas, tanto na condição de pedestre quanto na de passageiro, os cidadãos têm condições de circular com mais segurança e sem conflitos”, comenta o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Jonei Petri.