Centro Pop

Espaço Vida completa um mês de assistência a pessoas em situação de rua

Unidade fica no bairro Independência, na rua Deodoro da Fonseca
Foto: Márcia Leal/PMCI

Nesta quinta-feira (14), o “Espaço Vida”, Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) de Cachoeiro de Itapemirim, completa um mês de atividades.

Nesse período, de acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), 28 pessoas foram cadastradas na unidade, no bairro Independência, tendo recebido atendimentos individuais e em grupo e encaminhamentos para serviços da rede socioassistencial e intersetorial.

Os usuários contam com uma estrutura adequada para fazer a higiene pessoal, lavar roupas e guardar pertences. Têm acesso a refeições, apoio para emitir documentos pessoais e participam de atividades de convívio e socialização, como oficina de artesanato.

Dez pessoas, até o momento, aderiram à proposta de acompanhamento diário, em que precisam participar de todas as atividades desenvolvidas no local, ao longo de todo o dia, regularmente. Pela manhã, elas chegam ao “Espaço Vida” para tomar café e realizar o autocuidado. Em seguida, participam de roda de conversa e oficinas e, depois, têm almoço e café da tarde.

De acordo com a coordenação do Centro Pop, a proposta de superação da situação de rua vem sendo construída de forma gradativa, mas já apresenta os primeiros resultados. Dois assistidos manifestaram a vontade de retornar ao convívio familiar e, para isso, foram realizadas visitas domiciliares e contatos telefônicos com as famílias. Um deles já retornou para o lar e o outro, na próxima semana, fará o mesmo.

Além disso, usuários que precisam de atendimento na área de saúde mental e dependência química são encaminhados pela unidade para os Centro de Atenção Psicossocial no município (Caps ad e Caps II).

“O Espaço Vida fortalece a assistência a pessoas em situação de rua em Cachoeiro. A equipe da unidade atua de forma integrada com a equipe responsável pelo trabalho de abordagem social, feito nas ruas, ampliando a efetividade das políticas públicas destinadas a esse público”, destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Aparecida Stulzer.

Espaço Vida

Oficina de artesanato

O “Espaço Vida” está localizado na rua Deodoro da Fonseca, nº 98, no bairro Independência, e é um ponto de apoio para pessoas que vivem em espaços públicos por motivos de pobreza extrema, vínculos familiares fragilizados ou rompidos, ou por não terem moradia convencional regular.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e pode ser procurada de modo espontâneo pela pessoa em situação de rua, por encaminhamento do Serviço Especializado em Abordagem Social, por outros serviços da assistência social ou política pública e por órgãos do Sistema Judiciário.

Para pernoite, os usuários do serviço são encaminhados, com transporte garantido pela Prefeitura, para a Casa de Passagem “Santa Tereza de Calcutá”, gerida pela Cáritas Diocesana, com apoio da Semdes, e que fica no bairro BNH.