Estação de esgoto de Soturno será inaugurada nesta quinta (14)

Inaguração será às 16h, nas próprias instalações da ETE

Mais um distrito de Cachoeiro de Itapemirim passa a contar com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Nesta quinta-feira (14), o município inaugura a unidade de Soturno, que vai beneficiar mais de 5.300 moradores da região.

Participam da solenidade, marcada para 16h, nas próprias instalações da ETE, na rua Vitório Ravera, o prefeito Carlos Casteglione, secretários municipais, representantes da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa) e da Odebrecht Ambiental (concessionária dos serviços de água e esgoto), além de moradores.

“Estamos contentes porque a entrega dessa estação marca, também, o início do processo de recuperação de nossos córregos. E isso será importante tanto para nós, hoje, como, principalmente, para as nossas futuras gerações”, avalia Regina Idamar Batista, moradora de Soturno.

Dentro do cronograma das ações que vão atender ao distrito, está prevista, ainda, a construção de redes por meio das quais os esgotos das residências poderão ser lançados à ETE. As casas que possuem esse sistema de saneamento já estão ligadas à nova estação.

Outros distritos

Além desse distrito, Burarama, Córrego dos Monos e Itaoca também receberam suas estações. As de Conduru, São Vicente e Alto Moledo, já em operação, serão inauguradas oficialmente neste mês. Em Gironda e Coutinho, as ETEs estão em fase de construção e a previsão de entrega é para o segundo semestre deste ano.

Em todos os distritos, a rede de esgoto também tem sido construída ou ampliada. Ao todo, serão 2.800 metros de rede em 2015 para Itaoca, Coutinho, São Vicente e Soturno. Já no distrito de Gironda, serão implantados 700 metros de redes de esgoto. Nos últimos anos, todos os distritos de Cachoeiro receberam investimentos no sistema de esgotamento sanitário. Entre 2012 e 2014, foram construídos 17.875 metros de redes (entre interceptores e coletores).

Ações ambientais

Para atender às novas comunidades e ampliar e modernizar os serviços também junto à crescente área urbana da sede de Cachoeiro, a Odebrecht Ambiental realiza um ciclo de R$ 65 milhões em investimentos, entre 2012 e 2016. Junto da prefeitura e demais parceiros, também dá continuidade a um amplo programa de educação ambiental, que em 2014 lançou o Programa de Revitalização dos Córregos, que reforça a importância de eliminar lançamentos.