Escola do Servidor

Estagiários e servidores participam de palestras sobre Ética e Serviço Público

Atividade segue até nesta quinta (20), na sede da Secretaria Municipal de Educação
Foto: Márcia Leal/PMCI

Despertar a reflexão sobre “Ética e Serviço Público”. Esse é o objetivo das palestras promovidas, nesta semana, pela Escola do Servidor, para estagiários e servidores da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim. A atividade é realizada de terça (18) até esta quinta (20), na sede da Secretaria Municipal de Educação (Seme).

As palestras são ministradas pela professora universitária e da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), Karina Angelica Santiago Uchoa Ghazaleh, abordando temas como: “O desafio ético atual”; “Ética, moral, valores e suas implicações no comportamento humano e nas organizações”; “O indivíduo e a organização”; “A ética na administração pública”; e “A ética do servidor público”.

De acordo com a palestrante, a intenção é ressaltar a importância da ética para todos os níveis de relacionamento, em especial, no ambiente de trabalho e no tratamento com o público. “É fundamental que o servidor público conheça, exerça e fomente o assunto, para que o ambiente público seja cada vez mais ético. Nós esperamos que os participantes saiam daqui percebendo a sua importância na qualidade do atendimento ao cidadão e buscando a excelência do exercício de seu papel profissional e humano”, completa.

“Eu espero que, através dessas palestras, minha conduta profissional seja aprimorada e que eu possa exercer meu trabalho, que é dar aula de dança, com mais eficiência, respeitando meu público e entregando um bom trabalho”, comenta a servidora da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp), Bianca Leal.

“O curso de ética é essencial para todo servidor público, porque precisamos lidar com pessoas a todo momento. Então, é preciso saber como tratá-las com respeito e humanidade. Certamente, esse conhecimento vai beneficiar nossa vida profissional”, reforça o estagiário da Secretaria Municipal de Administração (Semad), Pedro Arthur Moreira.

“Nosso objetivo está sendo alcançado com esses três dias de aprendizado. Queremos difundir informações que tornem nossos servidores cada vez mais eficientes”, ressalta o secretário municipal de Administração, Cláudio Mello.