Tratamento

Farmácia Municipal tem canetas de insulina para diabéticos

Essa forma de aplicação é mais prática e menos indolor que a tradicional
Foto: Divulgação/PMCI

Na Farmácia Municipal de Cachoeiro, pacientes com diabetes mellitus tipos 1 e 2, que tenham até 16 anos e a partir de 60 anos, podem retirar, gratuitamente, canetas aplicadoras de insulina (NPH e Regular), hormônio usado no tratamento para controle da doença.

Essa forma de aplicação é mais prática e menos dolorida que a tradicional injeção. Depois do primeiro do uso das canetas, elas podem ser levadas a qualquer lugar pelo paciente, desde que mantidas em temperatura ambiente (até 30 graus). Além disso, são discretas, fáceis de manipular e permitem controle mais preciso da dose.

Apesar disso, de acordo com a gerência da Farmácia Municipal, esses aplicadores ainda são pouco procurados e solicitados pelos pacientes.

Para fazer a retirada da caneta é simples: basta que o paciente apresente a receita médica com indicação para esse tipo de aplicador. As agulhas das canetas também são fornecidas gratuitamente.

“Todas a orientações para o uso correto do instrumento são dadas pelos servidores, devidamente capacitados, no ato do atendimento na Farmácia Municipal”, afirma a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.