Notícias

Acessibilidade no transporte

Frota do programa Ir e Vir é renovada

Automóveis foram adquiridos com recursos do Funcop e da Agersa
Foto: Márcia Leal/PMCI

O programa Ir e Vir, que garante transporte gratuito aos cadeirantes de Cachoeiro de Itapemirim, acaba de ter a sua frota renovada, com a aquisição de três novos veículos.

A cerimônia de entrega das vans foi realizada, na noite desta quinta-feira (18), na escola municipal “Zilma Coelho Pinto”, no bairro Ferroviários, pelo prefeito Victor Coelho, com a secretária de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Márcia Bezerra, e o diretor-presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim (Agersa), Vanderley Teodoro.

Os automóveis foram adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcop) e da Agersa – um investimento de R$ 466 mil. Mais modernos, os novos veículos são adaptados com elevadores hidráulicos e com ar condicionado, podendo transportar até três pessoas com acompanhante por viagem.

“Estamos muito felizes com essa renovação, pois temos a preocupação de atender bem aqueles que precisam desse programa. Esperamos que os usuários possam se sentir ainda mais bem-cuidados e contentes com esses novos veículos, que são mais confortáveis e modernos”, disse a secretária da Semdes, Márcia Bezerra.

A solenidade foi transmitida on-line, em tempo real. Contou, também, com a participação, por videoconferência, de representantes do Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH), do Ministério Público Estadual, da Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, do Projeto Mova-se, do Conselho Municipal dos Direitos de Pessoa com Deficiência (Comdpede) e do consórcio Novotrans, que opera o serviço.

“Nós, usuários, só temos a agradecer o empenho de todos os envolvidos na aquisição dessas novas vans. Elas estão vindo em um ótimo momento e vão melhorar ainda mais nossa qualidade de vida”, celebrou Érica Costa, representante dos usuários do Ir e Vir, que são cerca de 700 cadastrados.

“Nós estamos muito felizes, pois isso mostra que o diálogo entre o poder público e nós, pessoas com deficiência, está acontecendo. Ficamos muito satisfeitos com essa vitória”, reforçou Elias Finamore, presidente do Comdpede.

A secretária estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cythia Grillo, salientou a importância da busca constante pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência. “Parabenizo toda equipe municipal pela entrega desses veículos”, disse.

“A entrega desses novos veículos fortalece um dos eixos das políticas públicas referentes às pessoas com deficiência, que é o direito de locomoção”, salientou o representante do Ministério Público Estadual, Wagner Vasconcelos.

Em sua fala, o prefeito Victor Coelho ressaltou a importância do programa como política pública para a população com deficiência. “Este é um programa ativo há dez anos e tudo que é bom para a nossa população nós fazemos questão de dar continuidade e com melhorias. Nosso objetivo é levar assistência para as pessoas que precisam, quando elas mais precisam”.

Novos veículos são mais modernos e podem transportar até três passageiros

Cadastramento

Para realizar o cadastro de inclusão no programa, o usuário precisa comparecer à central de atendimento, que fica na loja “Cartão Melhor”, no 1º piso, localizada no Shopping Cachoeiro, Centro, de segunda a sexta, de 11h às 17h.

É necessário que o interessado leve xerox do documento de identidade, CPF e comprovante de residência, fotos 3×4 e o laudo do médico especialista, atestando a condição do paciente como cadeirante, estado de cadeirante e com o Código Internacional de Doença (CID).

Os atendimentos do Ir e Vir acontecem por meio de agendamento prévio. Para solicitar, o usuário precisa ligar para o número: 3028-2325.