FIA

Fundo Municipal da Infância e Adolescência aberto a doações

São 23 instituições aptas a receber recursos do FIA; destinação pode ser feita por declaração de Imposto de Renda
Foto: Divulgação/PMCI

Recursos financeiros podem ser destinados ao Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA) de Cachoeiro, que incentiva o aprimoramento da rede de atendimento às crianças e adolescentes da cidade. Todas as pessoas podem fazer a destinação, o que é possibilitado por meio de Documento de Arrecadação Municipal (DAM), depositando diretamente na conta bancária do fundo ou por meio da declaração do Imposto de Renda, para quem optar pelo modelo de declaração completo.

Atualmente, são 23 instituições inscritas e aptas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Consemca) para receber as destinações de recursos na conta do FIA, as quais desenvolvem projetos diversos voltados a crianças e adolescentes.

Na página do Fundo Municipal da Infância e Adolescência na internet (prefeitura.cachoeiro.es.gov.br/fia/index.html), é possível conferir informações detalhadas sobre o fundo e as instituições aptas a receber recursos, dentre outros dados.

“As destinações de recursos são muito importantes para contribuir com as atividades de atendimento às crianças e adolescentes de Cachoeiro. A possibilidade de utilizar a declaração de Imposto de Renda para isso é uma facilidade a mais. Por isso, incentivamos a todos a fazerem suas doações, ainda mais considerando que o prazo final de declaração do IR está se aproximando”, destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Social em exercício, Claudineia Debona.

Para mais informações, entre em contato com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente pelos telefones (28) 3511 2219 ou 3155-5381 – segunda a sexta-feira, 12h às 18h.

Como destinar recursos para o Fundo Municipal da Infância e Adolescência:

– Emitindo Documento de Arrecadação Municipal (DAM) por meio do portal da prefeitura – link direto no site prefeitura.cachoeiro.es.gov.br/fia/index.html
– Depósito identificado diretamente na conta bancária (Banco 021 – Banestes. Agência: 115. Conta-Corrente: 26.578.492)
– Através da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Rendas Pessoa Física, para os contribuintes que optarem pelo modelo de Declaração Completo em conta, deduzindo o valor na declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física.