Auxílio-natalidade

Gestantes acompanhadas por Centros de Assistência Social recebem kit bebê

Itens já foram entregues a grávidas assistidas pelos Cras dos bairros Jardim Itapemirim, Village da Luz e Zumbi
Foto: Divulgação

Gestantes atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Cachoeiro começaram a receber, recentemente, o benefício eventual de auxílio-natalidade, também chamado de “Kit Bebê”.

Por meio da iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), as futuras mamães ganham conjuntos compostos por meias; lenços umedecidos; toalha de banho; cobertor; pente e escovinha para cabelo; creme para assadura; enrolador; lençol; luvas; travesseiro; fraldas de tecido; sabonete; sapatinho; fralda descartável; xampu e condicionador infantil e bolsa de maternidade.

Já receberam kits grávidas assistidas pelos Cras dos bairros Jardim Itapemirim, Village da Luz e Zumbi. Uma das já beneficiadas, Rosimeri Tavares Neiva, afirma que o kit é um apoio muito bem-vindo. “Veio em excelente hora, pois eu, realmente, estava precisando. O kit é muito bom. Com certeza, será de grande ajuda no cuidado com o meu bebê”, reforça.

A secretária de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Maria Aparecida Stulzer, explica que o auxílio-natalidade está entre as provisões suplementares e provisórias que integram as garantias do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Além disso, o benefício também pode ser acessado por famílias inseridas no programa federal Criança Feliz.

“As famílias que comparecerem aos equipamentos sociais e atendem aos critérios da resolução 588/2018, do Conselho Municipal de Assistência Social, poderão ter acesso ao kit”, salienta a secretária, acrescentando que as gestantes atendidas, também, recebem orientações em rodas de conversa sobre cuidados na maternidade.