Saúde na Hora

Horário estendido em quatro unidades de saúde de Cachoeiro

As UBS Aeroporto, Amaral, Jardim Itapemirim e Paraíso agora funcionam de segunda a sexta, das 7h às 19h
Foto: Márcia Leal/PMCI

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de quatro bairros passaram a funcionar com horário estendido nesta semana – de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h: Aeroporto, Amaral, Jardim Itapemirim e Paraíso. O objetivo é proporcionar atendimento a pessoas que não conseguem se dirigir às unidades pela manhã ou à tarde, por conta de suas rotinas de trabalho ou por outros motivos.

A extensão do horário foi possibilitada pela habilitação de Cachoeiro no programa federal Saúde na Hora, cuja solicitação de adesão foi feita pela prefeitura no início do ano. O programa prevê repasses mensais de recursos para o custeio das atividades nas unidades, de forma a ampliar o acesso da população à atenção primária.

A seleção dessas quatro unidades específicas se deu por critérios do Ministério da Saúde. Os moradores de outros bairros podem buscar atendimento nessas UBS. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) apenas orienta que os usuários busquem, sempre que possível, entrar em contato com os profissionais desses locais antes de se dirigirem até eles – por telefone ou agendamento on-line –, de forma a evitar aglomerações.

“Havíamos solicitado a adesão ao Saúde na Hora sem vislumbrar qualquer situação específica, mas o funcionamento, em horário estendido dessas UBS, inicia-se em um período muito desafiador na área de saúde pública, por conta da pandemia de Covid-19. Ao longo desta semana, trabalhamos nas adequações necessárias para que essas unidades possam prestar atendimento de qualidade sob esse novo regime”, explica a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

“Essa é uma conquista muito importante para Cachoeiro. Todas as quatro unidades básicas de saúde estão, plenamente, preparadas para prestar serviços de saúde de qualidade aos moradores, oferecendo suporte e atenção, principalmente, neste momento de pandemia ”, destaca o prefeito Victor Coelho.

Confira a localização e o telefone de contato das Unidades Básicas de Saúde com horário estendido (segunda a sexta-feira, das 7h às 19h):

UBS Aeroporto
Localização: Rua Alfredo Seco, 1 – Boa Vista