Inclusão: acessibilidade no parque da Ilha da Luz é tema de reunião

Futura área de lazer terá estrutura para receber pessoas com deficiência

Para garantir que o parque da Ilha da Luz seja um espaço inclusivo, a prefeitura de Cachoeiro está projetando soluções de acessibilidade para a futura área de lazer da cidade.

Esse trabalho é conduzido pela Secretaria Municipal de Modernização e Análise de Custos (Semmac), que também tem buscado a colaboração de organizações que atuam pela inclusão das pessoas com deficiência.

Na manhã desta quarta-feira (11), em reunião no Palácio Bernadino Monteiro, o projeto foi apresentado ao grupo Mova-se. Durante o encontro, a arquiteta urbanista da Semmac, Juçara Peixoto, detalhou os elementos de acessibilidade pensados para que o parque.

O secretário de Modernização e Análise de Custos, Alexandro da Vitória, ressaltou o cuidado com que a gestão atual tem olhado para esse assunto. Ele ainda reforçou a importância da interação com a sociedade civil para o desenvolvimento de ações nessa área.

“Precisamos fazer um Cachoeiro para todos. Nosso desejo é que os cachoeirenses sintam-se incluídos e acolhidos pela cidade”, completou.

“O Mova-se quer sensibilizar a população para a realidade que muitas pessoas vivem, mas poucos conhecem, e perceber essa sensibilização vinda da prefeitura nos deixa animados e felizes. As pequenas ações já fazem grande diferença para as pessoas com deficiência. Então, projetos como esse, certamente, mudarão a vida delas, pois o que elas desejam é ser inclusas”, salienta a voluntária do Mova-se, Mônica Pitanga.

O parque

O parque a ser construído na Ilha da Luz é de concepção da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbanos (Semdurb), com apoio da Semmac, e será baseado no conceito de promover a interação entre visitantes e meio ambiente. Entre os atrativos previstos está um mirante, para a contemplação da vista do entorno, e áreas molhadas, que permitirão a formação de lâminas d’água.

O termo de conciliação para a construção do local foi assinado pela Prefeitura de Cachoeiro, BRK Ambiental e Poder Judiciário, em julho deste ano. A obra, que ainda será licitada, tem orçamento em torno de R$ 5 milhões.