Mobilidade urbana

Iniciada a instalação de parquímetros do estacionamento rotativo de Cachoeiro

Serviço entrará em operação no final deste mês
Foto: Márcia Leal/PMCI

O novo estacionamento rotativo de Cachoeiro entrará em operação no final deste mês de outubro. Neste fim de semana, foi iniciada a instalação dos parquímetros na cidade, bem como a demarcação das vagas. Serão, aproximadamente, 2.186 vagas de estacionamento, sendo 1.767 para automóveis e 419 para motocicletas, em bolsões.

Não haverá cobrança para estacionar nos 30 primeiros dias, mas o sistema de ocupação das vagas já estará em funcionamento. Assim, o tempo máximo de permanência na Área Azul (área central), com maior movimento de veículos, será de 2 horas, e na Área Verde (entorno da Área Azul) será de 4 horas.

Após esse período de adaptação, os valores para estacionar serão de R$ 2,50 (1 hora), R$ 3,50 (2 horas) e R$ 0,50 (moto, por hora), na Área Azul; R$ 2 (1 hora), R$ 3 (2 horas), R$ 4 (3 horas), R$ 5 (4 horas) e R$ 0,50 (moto, por hora), na Área Verde.

Além dos parquímetros, os condutores poderão pagar pela vaga por meio do aplicativo de celular do rotativo e de pontos de venda credenciados no comércio.

“A implantação do estacionamento rotativo de Cachoeiro, que estava paralisado há anos, promoverá uma democratização do uso do espaço público, sendo uma das ações do Plano de Mobilidade Urbana. Também servirá como indutor de outras ações, como a criação de percursos que garantam a acessibilidade, de corredores preferenciais e exclusivos para o transporte público e implantação do circuito cicloviário, atendendo ao que determina a lei federal de mobilidade urbana”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Jonei Petri.

“Uma cidade moderna, inteligente e com grande mobilidade urbana precisa de um estacionamento rotativo. Certamente, esse novo sistema trará muitos benefícios para o desenvolvimento de Cachoeiro”, acrescenta o prefeito Victor Coelho.

Investimento de R$ 2 milhões e vagas de emprego

A empresa responsável pelo gerenciamento do estacionamento rotativo em Cachoeiro está investindo, aproximadamente, R$ 2 milhões. Além do investimento em dinheiro, a empresa deverá gerar pelo menos 15 vagas para trabalho na parte administrativa.

Os interessados nas vagas podem deixar o currículo na sede da empresa em Cachoeiro, localizada na rua Pedro Dias, 15, bairro Guandu. Ela funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. O telefone de contato é o (28) 3014-1766.