Ipaci homenageia contemplados pelo Programa de Aposentadoria Incentivada

Os 72 servidores municipais participaram de um café da manhã nesta sexta (7)

Para 72 servidores públicos de Cachoeiro de Itapemirim, esta sexta-feira (7) foi especial. Em um café da manhã promovido na Associação Atlética Banestes, no bairro Aeroporto, o Instituto de Previdência do Município (Ipaci) prestou uma homenagem a eles, que estão se aposentando no serviço público após aderirem a uma iniciativa inédita da prefeitura.

É o Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI), lançado neste ano, em agosto, para servidores estatutários que, além de preencherem todos os requisitos para aposentadoria voluntária por idade e tempo de contribuição, estão contemplados pelo abono de permanência (reembolso da contribuição previdenciária ao servidor que esteja em condição de se aposentar, mas que optou por continuar em atividade).

“De coração, a alegria de vocês também é minha alegria. É um momento muito importante, que marca o fim de um tempo e o início de um novo ciclo. E esta festa, diante de tudo o que vocês fizeram para o município, é pequena. Com esta iniciativa, vocês têm a oportunidade de serem retribuídos com dignidade”, destacou a presidente executiva do Ipaci, Cleuzei Miranda.

Um dos beneficiados é Antonio da Luz. Ele tem 66 anos de idade e trabalhou quase a metade deles (31, ao todo) como motorista. “Fico alegre por ter alcançado essas três décadas e, agora, pude entregar minhas responsabilidades, cumprindo meu dever de cidadão”, revelou.

Disposto, Antonio confessou ainda que, de agora em diante, dedicará seu tempo livre prestando serviços particulares de transporte e praticando maratonismo, do qual é atleta amador.

Já a técnica em contabilidade Niceia Cardoso, de 55 anos, disse que vai aproveitar sua aposentadoria – obtida após 36 anos de vínculo empregatício com a prefeitura – para viajar. “Hoje, para mim, é uma vitória, é uma recompensa por tudo o que fiz. Por todos esses anos, consegui manter o propósito de zelar pelo bem público”, afirmou.

Quem optou por aderir ao programa receberá, como indenização, o valor correspondente ao abono, acrescido do valor do vale-alimentação, multiplicado por 72 meses (seis anos). Cada pedido de adesão foi analisado por uma comissão especial.

Prazo de adesão é prorrogado para 14 de dezembro

Servidores que atendam às exigências do programa e tenham interesse em aderir ao PAI devem ficar atentos. O prazo de requerimento foi prorrogado para o próximo dia 14.

Para aderir, é preciso preencher o requerimento padrão para servidores disponível na Agência Virtual do site da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br), indicando no campo “Outro” o nome do programa. O documento deverá conter, também, a ciência da chefia imediata e do secretário municipal, para que sejam tomados os devidos procedimentos de alocação do cargo vago.

Após o preenchimento, o requerimento deve ser entregue no setor de protocolo da Secretaria Municipal de Administração (Semad), no prédio do Centro Administrativo Hélio Carlos Manhães (avenida Brahim Seder, Centro, 96/102). O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.