Laboratório de criatividade e inovação será criado em Cachoeiro

Anúncio foi feito durante o I Worshop de Inovação no Setor Público da Dataci

Como minimizar o efeito das enchentes do rio Itapemirim? Como melhorar a comunicação entre o cidadão e o poder público? E como evitar que os resíduos gerados pelo setor de rochas ornamentais agridam o meio ambiente?

As soluções para essas e outras questões de grande relevância para o cidadão cachoeirense poderão ser encontradas por meio do trabalho no Lab Cachoeiro + Criativo + Inovador. Trata-se de um espaço de capacitação e geração de soluções inovadoras elaborado pela Empresa de Tecnologia da Informação de Cachoeiro de Itapemirim (Dataci). O novo laboratório, que funcionará no Polo Municipal da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Morro Grande, tem lançamento previsto para abril de 2018.

O anúncio foi feito pelo prefeito Victor Coelho durante o I Worshop de Inovação no Setor Público, realizado pela Datacina na semana passada. Na ocasião, o prefeito, que estava acompanhado de seu vice Jonas Nogueira, destacou que “a inovação é o pilar central de uma Gestão Estratégica de sucesso”.

Idealizador do projeto, o diretor de Gestão da Dataci, Marcelo Vivacqua, explica que o objetivo é disponibilizar um espaço lúdico, que promova estímulos multissensorais, por meio da disposição de objetos que vão desde puffs coloridos até paineis com post-its. Assim, os usuários do laboratório terão a oportunidade de desenvolver a solução de problemas por meio de workshops dinâmicos, os quais fomentarão a criação de produtos, processos e serviços inovadores.

O laboratório será disponibilizado tanto aos servidores públicos quanto à sociedade em geral. E Marcelo destaca que ele não abrigará somente profissionais e acadêmicos, mas também estudantes do ensino médio e técnico, os quais terão a oportunidade de contribuir com suas ideias e se famialirizar com as ferramentas e cultura de inovação.

“O Lab Cachoeiro terá um modelo diferenciado de todos os espaços de criação do Brasil, além de ser o primeiro a ser implantado no Espírito Santo. É inspirado em empresas de tecnologia como Google e Facebook, mas, enquanto esse espaços têm geralmente como público-alvo atores do mundo da tecnologia, o Lab Cachoeiro também terá como foco adolescentes e jovens, pois a cultura da inovação tem que ser adquirida na base”, completa Vivacqua.

O diretor de Tecnologia da Informação da Dataci, Marcelo Cornélio, também falou, no Workshop de Inovação, sobre a importância do novo laboratório para a aplicação do conhecimento em situações práticas.

“Produtos e serviços constituem a proposta de valor de uma empresa. Quando proporcionam uma experiência positiva e diferenciada, garantem grande vantagem competitiva. Neste sentido, a iniciativa do Laboratório de Criatividade e Inovação para gerar produtos e serviços inovadores é de suma relevância para o contexto e momento atual do município de Cachoeiro de Itapemirim”, comentou.

I Workshop de Inovação

O I Workshop de Inovação no Setor Público contou com a participação de diversos representantes do poder público municipal. Na ocasião, foram realizadas atividades voltadas à geração de ideias criativas e inovadoras que resultaram em sugestões para resolver problemas em diversas áreas como Saúde, Educação e Defesa Civil.

Todas as soluções foram desenvolvidas com base no uso da Tecnologia da Informação e algumas delas poderão ser aplicadas no Plano de Expansão e Modernização do Parque Tecnológico da Dataci, a ser realizado nos próximos três anos. Os participantes também preencheram um questionário que ajudará a traçar um diagnóstico sobre inovação no âmbito da prefeitura e órgãos da administração direta e indireta.