Lixo e entulho

Limpeza de córregos de Cachoeiro retira 30 toneladas de resíduos

Três córregos de Cachoeiro de Itapemirim receberam ações de limpeza, entre outubro e dezembro de 2019, que resultaram na retirada de, aproximadamente, 30 toneladas de resíduos sólidos. O trabalho foi executado pela empresa responsável pelos serviços de coleta de lixo do município, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

No córrego Monte Cristo (Coramara), que abrange cinco bairros, e no córrego do distrito de Itaoca, foram retirados 23,58 toneladas de resíduos, em outubro e novembro. Já no córrego Monte Líbano (Salgadinho), que abrange outros cinco bairros, houve a retirada 6,67 toneladas de lixo e entulho – o trabalho continua no afluente neste mês de janeiro.

A maior parte dos resíduos encontrados tem origem no despejo de lixo doméstico, entulho de construções civis e ligações irregulares de esgoto das residências. A empresa responsável também realizou capina das margens e retirada da vegetação instalada no canal de drenagem e desobstrução das áreas de entrada e saída das galerias.

A situação de dez córregos no município foi analisada no início de 2019, a fim de embasar as ações a serem realizadas. No ano passado, também houve limpeza nos córregos de Gruta, Pacotuba, Santo Antônio e de um trecho do córrego Amarelo.

“Essas ações têm um caráter preventivo fundamental, haja vista a situação pela qual o Espírito Santo passa atualmente, com fortes chuvas e enchentes. É muito importante, também, que a população tome consciência de seu papel na despoluição desses afluentes”, destaca a secretária municipal de Meio Ambiente, Andressa Colombiano.

Córrego de Salgadinho