Mutirão

Limpeza em Cachoeiro contempla locais de 5 bairros na manhã deste sábado (1º)

Ações simultâneas foram realizadas em dois trechos; atividades continuam à tarde
Foto: Divulgação/PMCI

Um grande mutirão de limpeza pós-enchente é realizado em Cachoeiro de Itapemirim neste sábado (1º), na sede do município e no interior. Na parte da manhã, locais de, pelo menos, cinco bairros já receberam as ações, incluindo lavagem e retirada de lama e entulho.

As ações da manhã se concentraram, simultaneamente, em dois trechos. Um deles contempla a rua Samuel Levy (Aquidaban, somente a partir da ponte Juscelino Kubitschek) e a avenida Pinheiro Júnior (Ibitiquara, até a Ponte Municipal).

“Aqui, quando tinha enchente, chegava no máximo a 90 centímetros e, dessa vez, foi 3 metros. Foi muita sujeira, mas a prefeitura passou todos os dias para recolher lama e entulho. Agora é lavar e recomeçar”, comentou Alberto Brandão Filho, proprietário de um estacionamento e de uma lanchonete na rua Samuel Levy.

“Foi a primeira vez que vi uma enchente como essa aqui. Mas também foi a primeira vez que vi uma resposta tão rápida e uma ajuda tão importante num momento difícil como esse”, elogiou Adileusa Lima Ribeiro, dona de um bar há 20 anos na Samuel Levy.

O outro trecho com serviços de limpeza durante a manhã é o que compreende as ruas 25 de Março (Centro, a partir da Ponte Municipal), Dr. Deolindo (Baiminas), Amâncio Silva (Baiminas) e Praça da Paz (Arariguaba).

“A água subiu 3 metros aqui onde eu moro. Mas a prefeitura nos ajudou muito desde o início a retirar toda a sujeira na minha casa e na dos meus pais”, relatou Renata Cordeiro, moradora da rua Amâncio Silva.

“Conseguimos salvar nossa mercadoria porque vimos o aviso da Defesa Civil e tiramos tudo antes. O que ficou foi sujeira. A prefeitura agiu muito rápido para avisar do perigo e também na limpeza. O engajamento da população também está sendo muito bacana”, afirmou Diego Luiz Delfino de Jesus, dono de uma loja de equipamentos eletrônicos na rua Dr. Deolindo.

Além das vias principais nos trechos destacados, o mutirão de limpeza alcança locais do entorno. No bairro Baiminas, servidores da Prefeitura de Cachoeiro lavaram a quadra de esportes na manhã deste sábado, com apoio de voluntários.

Cerca de 300 pessoas trabalham no mutirão de limpeza na sede do município. As máquinas utilizadas incluem carros-pipa, pás-carregadeira e caminhões-caçamba.

“Ficamos muito felizes com esse esforço conjunto em um momento tão difícil. Foi a pior enchente da história de Cachoeiro e trabalhamos, desde o início, para que a cidade retorne à normalidade o mais rápido possível”, destaca o prefeito Victor Coelho.

Mutirão continua à tarde

À tarde, o mutirão de limpeza continua por outros dois trechos: o que engloba as ruas Moreira (Independência, a partir da Ponte Municipal), Coronel Borges, João Valdino (Coronel Borges, até a Ponte do Arco) e adjacências; e o que segue pelas ruas 25 de Março (Centro, a partir da Ponte Municipal), Siqueira Lima (Centro) e avenida Beira Rio (Centro/Guandu, até a ponte da Ilha da Luz).

Por conta das atividades, tanto essas vias quanto as que dão acesso a elas estarão fechadas para trânsito. Também estarão bloqueadas a ponte Juscelino Kubitschek (Teatro Rubem Braga) e a Ponte Municipal (apenas no sentido Independência x Centro).

Permanecem abertas durante todo o dia as pontes Guadalajara (Ilha da Luz), Coronel Francisco Athayde (Ponte do Arco) e a Ponte de Ferro.