Mais duas unidades de saúde têm manutenções finalizadas

Além de melhorias na estrutura física, UBS do Village da Luz ganhou novos equipamentos
Foto: Márcia Leal/PMCI

Os moradores do bairro Village da Luz e do distrito de Gruta, em Cachoeiro, podem contar com melhores estruturas para atendimento na área de saúde. Foram concluídas as obras de manutenção na Unidade Básica de Saúde (UBS) e no posto de apoio localizados, respectivamente, nessas comunidades.

Na manhã desta quinta-feira (25), o prefeito Victor Coelho participou de uma visita técnica para verificação dos serviços nos dois locais.

A UBS do Village ganhou nova pintura externa e interna, reparos na rede elétrica, instalação de aparelhos de ar condicionado, novos banheiros, nova cozinha para os funcionários, reforma do telhado e manutenção dos pontos de infiltração.

Além disso, a farmácia da unidade passou por readequação e, para o atendimento odontológico, foram adquiridos novo mobiliário e equipamentos.

Ponto de apoio de Gruta

No ponto de apoio em Gruta, que é uma extensão da UBS do bairro São Luiz Gonzaga, foram feitos serviços de pintura interna e externa e reforma do telhado e dos banheiros. A unidade também teve o piso trocado e recebeu novas janelas e novos ventiladores.

“Agradecemos à Prefeitura pela revitalização desse posto de atendimento, que estava em situação precária. Agora, temos um local adequado para atender à população de Gruta e de comunidades vizinhas. Seremos muito beneficiados com essas melhorias”, avalia a moradora do distrito, Gláucia Furlan.

“Estamos fazendo muitos investimentos na área da saúde e, com as melhorias nos locais de atendimento às comunidades, buscamos qualificar, cada vez mais, a atenção básica, que é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde”, frisou o prefeito Victor Coelho.

Outros locais atendidos

Outras unidades que já receberam melhorias foram as localizadas no Alto União, Aeroporto, BNH de Cima (Doutor Luiz Tinoco da Fonseca), Itaoca, São Vicente, Burarama, Pacotuba e Soturno; os Pontos de Apoio das localidades de Santa fé, Independência e Monte Verde; a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Marbrasa e o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-AD). Em breve, o trabalho também será iniciado na unidade do bairro Otton Marins.

Os serviços de manutenção são feitos a partir de investimento superior a R$ 2 milhões, provenientes de recursos próprios da Prefeitura e do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

“Os reparos e trabalhos de manutenção estão contemplando várias unidades de saúde do município. São locais que necessitam, constantemente, de atenção, para mantê-los sempre em bom estado. Muitas dessas unidades estavam, há muitos anos, sem receber melhorias, mesmo sendo de grande importância para o atendimento dos moradores da sede e do interior”, afirma a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.