Arte do bordado

Meninas Bordadeiras de Burarama expõem trabalhos a partir desta quarta (8)

Exposição acontecerá na Sala Levino Fanzeres até 28 de fevereiro
Foto: Divulgação/PMCI

A exposição “Memórias das Meninas Bordadeiras de Burarama” terá início nesta quarta-feira (8), a partir das 10h, na Sala de Exposições Levino Fanzeres, no Palácio Bernardino Monteiro. Os visitantes poderão conferir até o dia 28 de fevereiro, gratuitamente, algumas das peças produzidas pelo tradicional grupo de bordado que atua no distrito de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim.

Os trabalhos das Meninas Bordadeiras destacam os 102 anos de história de Burarama, incluindo aspectos das atividades econômicas do distrito – agricultura, fabricação de aguardente e pecuária de leite e corte – e o principal símbolo da localidade: a Pedra da Ema. Nas peças bordadas, também são enfatizados elementos como a força da mulher, as emoções e descobertas da adolescência, a infância, brincadeiras, relacionamentos e situações do cotidiano.

O grupo tem sua origem em 1973, com o trabalho de Anna Perim Grillo, que foi sendo transmitido de geração a geração. Em 2005, elas se formalizaram como Ponto de Memória Meninas Bordadeiras de Burarama. Atualmente, mais de 30 bordadeiras de todas as faixas etárias se reúnem semanalmente para produzir suas peças, direcionadas tanto ao consumo próprio quanto para comercialização externa.

“Expor estas memórias nos oportuniza valorizar a arte do bordado e nos permite trazer à tona as expressões mais sublimes da alma, resgatando lembranças perdidas e revelando emoções e histórias vividas”, afirma Mariangela Grillo Fassarella, artista responsável pela exposição.

“Toda expressão artística é uma oportunidade rica de conhecimento, e é por isso que é uma alegria muito grande poder expor trabalhos tão significativos, que contam memórias de um dos nossos principais distritos, retratadas por aquelas que as viveram. Convidamos a todos para aproveitar mais essa atração”, ressalta a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

A Sala de Exposições Levino Fanzeres fica no térreo do Palácio Bernardino Monteiro (sede da prefeitura), na praça Jerônimo Monteiro, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 18h.