Até este sábado (15)

Moradores buscam segunda via de documentos no Mutirão da Cidadania

Pedidos de emissão de RG e CPF estão entre os principais serviços oferecidos
Foto: Divulgação/PMCI

“A água chegou quase no teto da minha casa. Quando a Defesa Civil passou avisando sobre o risco da enchente, começamos a tirar as coisas. Por isso, não perdemos tudo”, lembrou Ariane Rossete, moradora do Baiminas e uma das pessoas presentes no Mutirão da Cidadania, inciado nesta sexta-feira (14), no Pavilhão de Eventos da Ilha da Luz.

“Agora, precisamos do laudo de vistoria para tentar conseguir recursos para reformar o que foi danificado em nossa casa. Os serviços, aqui, vieram na hora certa, pois ainda não conseguimos providenciar os documentos necessários”, completou Ariane.

Assim como ela, cachoeirenses que perderam seus documentos na enchente do dia 25 de janeiro foram até o local do mutirão, que continua neste sábado (15), das 9h às 15h. Somente no primeiro dia, foram mais de 900 atendimentos. Antes do encaminhamento para cada serviço, é feito uma triagem, para facilitar o atendimento.

Dentre os principais serviços oferecidos estão atendimento para emissão de RG e CPF. Para acessá-los, é preciso levar: certidão de estado civil original ou autenticada (legível, sem rasura) – não serão aceitas certidões de união estável; comprovante de residência; e foto 3×4 recente (sem óculos, sem edição de imagem, com fundo branco e roupas escuras ou coloridas).

No caso de perda das certidões de nascimento e casamento, é possível fazer, local, agendamento para emissão gratuita em cartórios do município, com atendimento a partir de segunda-feira (17). Para quem precisa de outra via da Carteira de Trabalho, também é possível agendar atendimento no Ministério do Trabalho.

Outros atendimentos ofertados incluem inscrição no Cartão Reconstrução ES, pedido de laudo de vistoria da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, vacinação, atendimento psicológico, orientações sobre dedetização pós-enchente com profissionais de saúde e informações gerais sobre pagamento de IPTU. Também há um playground infantil instalado no local.

“O mutirão tem o objetivo de atender, da melhor forma possível, as pessoas que necessitam da segunda via dos documentos ou receber orientações – preferencialmente, as que foram afetadas pela enchente. Com a junção dos serviços aqui, também facilitamos a logística para quem precisa resolver variadas questões, resultantes dos problemas ocasionados pelas inundações”, explica o prefeito Victor Coelho.

Transporte gratuito

A Secretaria Municipal de Transportes (Semtra) está disponibilizando transporte gratuito para levar os moradores do interior até o local do mutirão. Os ônibus saem de Conduru e Pacotuba (partida do ginásio); e de Coutinho e São Vicente (partida da igreja católica). Os horários marcados para saída são 7h30, 9h30, 11h30 e 13h, com retorno variando de acordo com a demanda.

“Eu gostei muito da iniciativa da prefeitura de reunir os serviços em um só lugar. Perdi todos os meus documentos, entrou água na minha casa e nem sabia por onde começar para tirar uma segunda via e procurar ajuda. E sem contar que ainda consegui vir no ônibus que foi disponibilizado. Com certeza, ajudou muito”, comemorou Paola da Silva Oliveira, moradora de Coutinho.