Motoristas e operadores de máquinas da prefeitura recebem capacitação

Objetivo é melhorar formação dos condutores e diminuir necessidade de manutenção por danos

A prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Gestão de Transportes (Semtra), realizará, nos próximos meses, atividades de capacitação com todos os motoristas e operadores de máquinas da administração municipal.

A primeira atividade será neste sábado (24), a partir das 8h30, no auditório do Centro de Manutenção Urbana (CMU), no bairro São Geraldo, sendo direcionada aos condutores de veículos e equipamentos pesados.

Participarão deste curso servidores das secretarias municipais de Agricultura e Interior (Semai), Obras (Semo) e Serviços Urbanos (Semsur), bem como os que estão vinculados à própria Semtra. O objetivo da capacitação, que será ministrada pelo professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Roberto Álvares, é tratar de aspectos operacionais das máquinas, como limite de carga, leitura de painel e realização de manutenções preventivas e corretivas.

“O objetivo é ampliar o capital intelectual dos motoristas e operadores e, com isso, diminuir o tempo que o maquinário fica parado na oficina. Com maior capacitação, os servidores terão maior preparo para a operacionalização correta, evitando a recorrência de danos materiais”, explica o secretário municipal de Gestão de Transportes, Maycon Almeida Costa.

O secretário destaca ainda que o instrutor vai ministrar a atividade de forma voluntária, não gerando custos com contratação do profissional. “O professor Roberto é um profissional altamente capacitado na área, e a vinda dele é de uma grande generosidade, um privilégio para os nossos servidores”, afirma.

Em abril e maio, será a vez de motoristas e operadores de máquinas leves receberem a capacitação, que abordará temas como direção defensiva.