Aprendizado lúdico

Museu de Ciência e Tecnologia recebe visitantes também no fim de semana

Visitação deve ser previamente agendada com a Semdec
Foto: Divulgação/PMCI

Uma ótima oportunidade para adquirir conhecimento de forma lúdica é conhecendo o Museu da Ciência e Tecnologia de Cachoeiro, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec). O espaço, localizado no bairro Coronel Borges, na rua Moreira, pode ser visitado, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e também recebe grupos de visitantes nos fins de semana, com agendamento prévio.

O museu possui 28 equipamentos que visam proporcionar aos visitantes a oportunidade de conhecer aplicações de física e química, através de demonstrações práticas. Entre as atrações estão equipamentos como o “gyrotec”, que simula a ausência de gravidade, o “fogão solar”, a “sombra congelada”, o “buraco negro”, o “teste de nervos” e a “pilha humana”.

As visitas são acompanhadas por profissionais preparados para receber grupos, que explicam e tiram dúvidas sobre o funcionamento dos atrativos, tornando o momento mais enriquecedor. O museu já atraiu diversos grupos de estudantes do município, de outras localidades do Espírito Santo e, também, de outros estados.

“O museu permite que os visitantes consigam aliar teoria e prática, com os diversos equipamentos do espaço. Além disso, profissionais acompanham a visitação e esclarecem dúvidas. Os estudantes que frequentam o local colocam em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, reforçando o aprendizado”, comenta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli.

Para agendar uma visita, é preciso em entrar em contato com a Semdec, pelo telefone (28) 3155-5243 ou pelo e-mail semdec.gabinete@cachoeiro.es.gov.br.