Para empréstimo

110 anos de Rubem Braga: Biblioteca Municipal tem obras para conhecer autor

Além de livros do cronista, está à disposição do público a biografia dele
Foto: Divulgação/PMCI

Nesta semana, Cachoeiro celebra os 110 anos do nascimento de um dos seus filhos mais ilustres, o cronista e jornalista Rubem Braga (1913-1990). A Biblioteca Municipal “Major Walter dos Santos Paiva” aproveita esse momento especial para convidar os cachoeirenses a mergulharem na obra desse grande nome da literatura nacional.

Situado na Casa da Memória (rua 25 de Março), o espaço disponibiliza para empréstimo alguns dos livros mais icônicos do escritor. Entre eles, “A borboleta amarela”, que aborda temas variados como viagens, sociedade e solidão.

Outra publicação disponível é “Crônicas da guerra na Itália”, que Braga escreveu após atuar como correspondente do jornal Diário Carioca, em 1944, na Segunda Guerra Mundial. Registro importante de um escritor que testemunhou eventos decisivos do conflito, como a rendição de soldados alemães em Fornovo di Taro, na Itália.

“O homem rouco”, “A traição das elegantes”, “Um pé de milho” e “200 crônicas escolhidas” também estão entre os títulos à disposição.

No local, ainda há exemplares de obras que foram adaptadas por Rubem, de autores como Oscar Wilde, Luís de Camões e Edmond Rostand.

E para quem deseja conhecer mais da vida do cronista, a Biblioteca tem a biografia “Rubem Braga – ‘Um cigano fazendeiro do ar”, do jornalista e escritor Marco Antonio de Carvalho.

Empréstimo

Para pegar uma obra emprestada, é necessário residir em Cachoeiro. Caso seja o primeiro empréstimo, é preciso levar o documento de identificação, CPF e comprovante de residência para realização do cadastro. O empréstimo é por 10 dias.

A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Mais informações: (28) 3155-5272.