Sociedade civil

Abertas inscrições para eleição do Conselho de Promoção da Igualdade Racial

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) de Cachoeiro realizará, em setembro, a eleição de representantes da sociedade civil para o biênio 2021/2023.

As vagas no órgão são destinadas a organizações de comprovada atuação na defesa dos direitos humanos e igualdade de raça, que, para participação no pleito, terão até o dia 10 de setembro para indicar seus representantes.

As entidades devem apresentar pedido escrito e documentação à Coordenação da Secretaria Executiva dos Conselhos, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), localizada na Ilha da Luz.

Todas as orientações sobre a inscrição e o processo de composição do Compir podem ser conferidas no edital publicado, nesta quarta-feira (18), no Diário Oficial do Municípiowww.cachoeiro.es.gov.br/diario.

Escolha

A eleição será realizada em assembleia com os representantes das entidades, no dia 15 de setembro, às 9h, no auditório da Semdes. As seis organizações mais votadas indicarão titular e suplente no conselho. Caso haja empate, será eleita a entidade com maior tempo de atuação em prol do direito à igualdade racial.

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial é um órgão normativo, monitorador, fiscalizador e avaliador das políticas que visem à promoção da igualdade racial, com ênfase na população negra do município, com vistas à ampliação da participação popular e do controle social. O mandato dos conselheiros é de dois anos, permitida uma reeleição consecutiva.