Sociedade civil

Abertas inscrições para eleição do Conselho Municipal de Segurança Alimentar

Órgão assessora ações municipais de combate à insegurança alimentar
Foto: Divulgação/PMCI

Estão abertas as inscrições para as organizações sociais que queiram participar da eleição do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsean) de Cachoeiro, órgão que assessora as ações municipais de combate à insegurança alimentar.

Podem concorrer às 10 vagas destinadas à sociedade civil organizada representantes de setores comprometidos com a segurança alimentar. Para participar, as organizações interessadas deverão apresentar, até dia 31 de março, um pedido por escrito, dirigido à presidente da Comissão Eleitoral, com a documentação informada no edital da eleição, publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (4).

Os documentos deverão ser entregues à Secretaria Executiva do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, localizada à rua Joubert Alves Ayub s/nº, Ilha da Luz. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h.

As organizações que forem habilitadas após a avaliação da documentação participarão da assembleia do pleito, a ser realizada no dia 26 de abril. Nessa ocasião, elas deverão indicar seus representantes – titular e suplente – para um dos seguintes segmentos: Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Beneficiários do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional; Federação das Associações de Moradores e dos Movimentos Populares de Cachoeiro (Fammopoci); Organizações de Direitos Humanos; Organizações Religiosas; Sindicato Patronal Rural; Instituições de Ensino Superior em Nutrição; Cooperativa de Agricultores Familiares; instituições que assistem pessoas com necessidades especiais; Entidade de Classe; Comunidade Quilombola ou outro setor com atuação na área de segurança alimentar.

“Por meio do Comsean, a sociedade civil pode efetivamente ajudar o município na construção das ações de Segurança Alimentar e Nutricional. Então, é fundamental uma ampla participação das organizações sociais nesse pleito”, convoca a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

O mandato dos conselheiros do Comsean é de dois anos – sendo permitida uma recondução. Nesse período, eles irão exercer o controle social da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, da qual fazem parte o Banco de Alimentos e iniciativas como o Cesta Verde, que atendem públicos em situação de vulnerabilidade social com distribuição de alimentos.

Em caso de dúvidas sobre a participação no processo eleitoral, as organizações podem obter esclarecimentos pelo telefone 3511- 2219.