Participação popular

Aberto cadastro on-line para audiência sobre planos municipais na área de saneamento

Na próxima quarta-feira (18), Cachoeiro terá audiência pública para apresentação do novo Plano Municipal de Água e Esgoto e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMAE/PMGIRS).

O evento será realizado a partir das 18h30, no auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto, localizada no bairro Ferroviários, e terá transmissão on-line, pelo canal da Prefeitura no YouTube.

Quem optar pela participação presencial precisa, antes, fazer um cadastro on-line. Basta acessar o banner da audiência no site www.cachoeiro.es.gov.br e preencher um formulário.

A medida é necessária porque a ocupação do auditório precisa ser limitada, para garantia do distanciamento social, um dos protocolos de prevenção relativos à Covid-19. Uso obrigatório de máscara e higienização das mãos com álcool em gel são as outras normas sanitárias a serem adotadas pelos presentes.

Esta será a última audiência pública antes do envio do projeto de lei para a Câmara Municipal. O trabalho de revisão do PMAE e elaboração do PMGIRS teve início nos últimos meses de 2019, sendo realizado pela equipe do Laboratório de Gestão Ambiental (Lagesa) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O novo PMAE/PMGIRS deverá contemplar uma série de ações a serem implementadas para a universalização das redes de água e esgoto nas zonas urbana e rural, adequação de sistemas existentes e disposição final, ambientalmente, adequada dos resíduos sólidos.

Para conhecer a realidade do município, o Lagesa realizou visitas a 72 comunidades de Cachoeiro. Também foram realizadas 57 reuniões com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), bem como eventos virtuais direcionados à população em geral.

“Convidamos a população a participar da audiência, presencial ou virtualmente. É muito importante a contribuição dos moradores na discussão de um tema que tem impacto direto em sua qualidade de vida”, destaca a secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Fonseca.

Os documentos referentes ao PMAE/PMGIRS podem ser conferidos na página da Semma no portal da Prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br), na aba “Plano Municipal de Água e Esgoto e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”.

Serviço:

Evento: Audiência pública para apresentação do PMAE/PMGIRS.
Local: EMEB Zilma Coelho Pinto
Endereço: Rua Carlos Fornazier, nº 1, Ferroviários, Cachoeiro de Itapemirim – ES
Data: 18/08/2021
Transmissão ao vivo: www.youtube.com/semcoscachoeiro