Confira como foi

Abertura da ExpoSul Rural Leite é marcada por boas perspectivas para o setor

Solenidade contou com a presença de representantes do setor e autoridades políticas
Foto: Márcia Leal/PMCI

A segunda edição da ExpoSul Rural Leite foi aberta, oficialmente, na manhã desta sexta-feira (22), em Cachoeiro. O evento seguirá até este sábado (23), no Cerimonial Athenas Hall, com entrada gratuita e transmissão de flashes ao vivo pelo YouTube.

A feira conta com uma programação diversa, com palestras e rodas de conversas voltadas para o setor leiteiro. Os estandes dos expositores podem ser visitados das 8h30 às 18h30. Estão expostos produtos e serviços de diversos segmentos, como alimentação, tecnologia agrícola, artesanato, biotecnologia, veterinária, dentre outros.

Na solenidade de abertura, que contou com as presenças de autoridades políticas municipais e estaduais, os representantes das organizações realizadoras destacaram a importância da realização de eventos que incentivem o agronegócio.

“O tema da edição da ExpoSul Rural deste ano expressa, de fato, um sentimento de união, que deve ser preservado em todos os setores do agronegócio. A pecuária leiteira é de grande importância para nossa região e nós, do poder público, não mediremos esforços para promover ações que valorizem os produtores”, afirmou o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho.

“Este é um evento muito importante para o setor leiteiro do estado do Espírito Santo, pois as atividades realizadas durante essa exposição ajudam a levar mais conhecimento para o homem do campo”, disse o secretário municipal de Agricultura, Paulo Miranda.

“O setor da pecuária leiteira merece toda nossa atenção. Estamos, juntos, desenvolvendo uma parceria forte, buscando um futuro de maior produtividade e inovação”, disse Wesley Mendes, presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim.

Representando o Governo do Estado do Espírito Santo, o secretário estadual de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Paulo Roberto Foletto, destacou a importância da produção de leite.

“Temos um estado forte no que diz respeito à produção rural e a pecuária representa parte considerável da economia capixaba. O Governo do Estado está trabalhando, firmemente, para avançarmos, em parceria com prefeituras e demais órgãos, com pautas que valorizem o produtor rural”, declarou.

Na abertura do evento, também foi assinado o termo do Selo ARTE, certificado de identidade e qualidade, que possibilita o comércio nacional de produtos alimentícios elaborados de forma artesanal no Espírito Santo.

Evento agradou o público

Os visitantes presentes, no primeiro dia da Exposul Rural Leite, aprovaram as atividades oferecidas. Jocimar Fraga Bonandi, que trabalha com pecuária leiteira, veio de Mimoso do Sul para participar do evento e revelou estar feliz em ver o reconhecimento dado ao seu setor.

“Ficamos muito felizes quando soubemos que teríamos a ExpoSul Leite neste ano. Estamos satisfeitos com a atenção que nosso setor está recebendo, pois esse espaço nos permite uma troca muito valiosa de experiência e informações, que ajudam a fortalecer a produção. Todos têm a ganhar com isso”, declarou.

O evento também é uma boa oportunidade para a divulgação de diversos produtos e serviços voltados para a pecuária. “É muito interessante essa diversificação de estandes, que nos permite ter acesso às novidades do mercado”, declarou Mauro Henrique Bastianelli, produtor rural do município de Castelo.

O segundo dia de atividades da Esposul Rural Leite seguirá com atividades diversificadas, abertas ao público, com funcionamento das 8h30 às 18h30.

Iniciativa da Prefeitura de Cachoeiro e do Sindicato Rural do município, a feira também conta com as parcerias de cooperativas de leite do Espírito Santo; Sistema OCB/Sescoop-ES; Sebrae-ES; Sistema Faes/Senar/Sindicatos; Sicoob Sul; Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), do Incaper e do IDAF; Fundo Emergencial de Promoção da Saúde Animal do Estado do Espírito Santo (FEPSA), dentre outras.

Programação do segundo dia da Exposul Rural Leite

8h30- Abertura do evento para visitação.

9h – Início das oficinas no pavilhão de animais.

10h – Abertura do Seminário: Relatos de experiências e bate-papo sobre temas do setor leiteiro.

10h30 – Saúde do rebanho e qualidade do leite – conquista diária.

Relato da experiência dos produtores José Antônio Martins Alves e Fioravante Cypriano Neto – participação FAES/Senar, Idaf, Selita, Marfran Atacadista, ACPGLES e outros parceiros.

11h30 – Sistema tupiniquim de conforto animal.

Relato da experiência do técnico Bráulio de Souza Campos e dos produtores Joel Picoli Brito e José Victor Bachiele – participação da ACPGLES, do Incaper, SAS e outros parceiros.

13h30– Sucessão familiar – qual o segredo do sucesso?

Relato da experiência do produtor João Batista de Souza, participação FAES Jovem, Mepes, Multivix, Irmãs Amazonas Paula Gallo e outros parceiros.

14h30– O leite entra pela boca da vaca – alternativas de alimentação do rebanho – relato da experiência do produtor José Roberto Bissoli, participação da Jotagro Noroeste, Terra Nova Agrícola, Fazenda 3JR, Agro Silo e outros parceiros.

15h30 – Mais com menos – Programa de Melhoramento Genético Sebrae/Selita – relato da experiência do produtor João Luiz Braga, participação ABS Global, Fivet Biotecnologia, Fazenda Jabaquara.

16h30 – Tudo sob controle – a gestão faz a diferença.

Relato da experiência do produtor Jacinto Natal Spoladore.

17h – Ordenha com pesagem oficial de leite.

17h30 – Folia de Reis de Atílio Vivácqua.

18h30 – Encerramento do evento.