Academia popular do Aeroporto será inaugurada nesta semana

Nesta quarta- feira (17), os aparelhos de ginástica serão instalados no local

Nesta semana, será inaugurada a primeira academia “Espaço Viva +” das 20 previstas para instalação em bairros e distritos de Cachoeiro. Na quinta-feira (18), os moradores da região que abrange os bairros Rui Pinto, Aeroporto e Boa Vista serão contemplados. A inauguração será às 19h30, em frente ao Ginásio poliesportivo.

Os espaços para prática de atividades físicas são uma iniciativa da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp) e são abertos a todos os moradores.

A academia “Espaço Viva +” é composta por nove equipamentos para a prática de exercícios . “Estamos muito felizes com a implantação da primeira academia que faz parte do projeto Viva Mais. Todas as unidades terão o mesmo padrão e contribuirão para estimular os moradores, em especial, aos idosos, a uma vida mais saudável e de maior integração social”, cita a secretária de Esporte e Lazer, Lilian Siqueira.

Benefícios da academia ao ar livre

O número de pessoas que não praticam nenhuma atividade física no Brasil cresce a cada ano. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo tem como resultado direto o aumento do sobrepeso e da obesidade, além do surgimento de algumas doenças.

Com as academias ao ar livre, além da gratuidade dos exercícios, a população ainda tem benefícios como a promoção do bem-estar físico e emocional, integração social, fortalecimentos de músculos e articulações, melhora na coordenação motora, condicionamento físico, diminuição do risco de doenças cardíacas, diabetes, estresse, depressão e a ansiedade.

As obras de instalação das academias são realizadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Obras (Semo), contando com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).