Ação da prefeitura já retirou das ruas 37 carros abandonados

Na maioria das vezes, o proprietário mesmo faz a retirada após a notificação

Em vias públicas de Cachoeiro, a retirada de veículos abandonados se intensificou há cerca de quatro meses, e a prefeitura divulgou nesta semana a última parcial, com seis notificações em março e 12 carros fora das ruas em fevereiro. Com os números dos meses anteriores, já são 37 carros retirados.

Em janeiro, foram cinco notificações, e todos foram retirados no mesmo mês. Em apenas um desses cinco casos, agentes do setor de Trânsito precisaram encaminhar o veículo a pátios de custódia.

“Nossas equipes têm constatado que, na maioria das vezes, o proprietário mesmo faz a retirada. O município agora tem respaldo legal para fazer a cobrança, por meio da fiscalização, e estrutura para receber adequadamente os carros removidos”, destaca o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes Junior.

Na época em que a intensificação teve início, e que a cidade tinha grande quantidade de veículos em via pública, os números foram maiores em dezembro: 20 notificações da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset), com 18 deles retirados pelo responsável e dois removidos.

Em agosto último, a prefeitura de Cachoeiro firmou um convênio com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para o retorno dos serviços de remoção de veículos e estadia em pátios. A portaria municipal 919, de novembro, permitiu ações mais efetivas com base na resolução federal 623, de 2016.

Veículos abandonados servem de esconderijo de bandidos, prejudicam a mobilidade urbana e podem acumular água que serve de criadouro para mosquito, entre outros problemas. A população pode ajudar a prefeitura denunciando casos de abandono de veículio pelo telefone 156, da Ouvidoria Municipal.

Confira os números:
dezembro 2017