Operação conjunta

Ação de fiscalização de transporte irregular abordou 48 veículos

Operação foi realizada na região central e em rodovias de acesso ao município
Foto: Divulgação/PMCI

Uma ação de fiscalização de transporte de passageiros operado de forma irregular foi realizada na semana passada, de quarta-feira (28) a sábado (31), em vários pontos de Cachoeiro de Itapemirim. Foram 48 veículos abordados, resultando em 25 autos de infração lavrados.

A operação foi feita pelos auditores fiscais de Transportes da Secretaria Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente (Semurb), em parceria com a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES), Polícia Militar, Guarda Civil Municipal (GCM) e agentes de Trânsito.

O trabalho foi realizado em pontos estratégicos da região central da cidade e em rodovias que servem de acesso ao município, como a ES 482, em Morro Grande. Foram fiscalizados veículos de pequeno, médio e grande porte, como carros, ônibus, micro-ônibus e vans.

Dos autos de infração, 21 foram lavrados pelos agentes de trânsito, dois pela Polícia Militar e mais dois pelos fiscais de transportes – que também emitiram 12 notificações. Três das infrações foram por transporte ilegal de passageiros; um desses veículos foi retirado de circulação.

Em alguns casos, foram encontrados condutores que faziam transporte individual de passageiros fora de aplicativos e sem serem registrados como taxistas. Em outros, motoristas faziam transporte fretado sem o alvará emitido pelo município.

“Essa operação atende a uma demanda de profissionais que fazem transporte de passageiros de forma regular e que estavam identificando esse transporte clandestino. Muitos dos condutores abordados na operação alegavam desconhecimento das regras, o que não serve de atenuante. De todo modo, nos colocamos à disposição para atender a todos aqueles que desejam fazer esse serviço regularmente”, afirma o secretário municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente, Alexandro da Vitória.

Denuncie

Denúncias de irregularidades em transporte de passageiros podem ser feitas junto à Gerência de Fiscalização de Transportes da Semurb, pelo telefone (28) 3155-5302 (segunda a sexta-feira, das 9h às 17h).

Outra opção é procurar a Ouvidoria Geral do Município, que está localizada no térreo do Centro Administrativo Hélio Carlos Manhães (antigo Sesc) – rua Brahim Antônio Seder, 96, Centro. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, presencialmente ou pelos telefones 156, (28) 3155-5237 e (28) 98814-3357 (ligação e WhatsApp).

Os cidadãos também podem procurar os canais digitais, a qualquer dia e horário, para registrar suas manifestações: Portal do Cidadão, (www.cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral), aplicativo de celular “Todos Juntos” e WhatsApp Cachoeiro Online (98803-9552).