Praça Jerônimo Monteiro

Ação de saúde em Cachoeiro lembra Dia contra o Abuso de Drogas

Evento teve atividades de conscientização e serviços gratuitos de saúde
Foto: Márcia Leal/PMCI

O Centro de Atenção Psicossocial – álcool e drogas (Caps ad) de Cachoeiro promoveu, nesta quinta-feira (23), uma ação alusiva ao Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas (26 de junho). Na parte da manhã, na Praça Jerônimo Monteiro, Centro, foram realizadas atividades de conscientização sobre o tema e oferecidos diversos serviços gratuitos de saúde.

Realizada em parceria com o Conselho Municipal de Prevenção e Políticas sobre Drogas (Comsod), o evento também teve participação de servidores das secretarias municipais de Saúde (Semus) – à qual o Caps ad está vinculado – e de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp).

Quem passou pelo local no período teve acesso facilitado a atendimentos como vacinação contra a Covid-19, a testes de sorologia feitos pelo Centro de Referência em Infectologia Abel Santana (Crias), a aferição de pressão e testes de glicemia disponibilizados pelo Centro Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Cachoeiro de Itapemirim (Cerest-CI), além de informações sobre a assistência oferecida pelo Caps ad. Aulão de zumba, apresentação cultural e uma feira de artesanatos feitos pelos usuários do Caps complementaram a programação.

“Muitas famílias sofrem com consumo de drogas ilícitas, por isso, ações como essa ajudam muito na conscientização do tema. Precisamos enfrentar esse mal com ações eficientes e inclusivas”, salienta o secretário de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.

Atendimento Caps ad
O Caps ad de Cachoeiro oferece serviços de acolhimento a usuários de álcool e drogas e seus familiares, atendimento individual, atendimento em grupos, visitas domiciliares e oficinas terapêuticas. Os tratamentos são realizados por uma equipe multidisciplinar formada por médicos (psiquiatra e clínico), psicólogo, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêutico, assistente social, educador físico e atividades recreativas de artesanato.

Para ser atendido no Caps ad, é necessário apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O equipamento está localizado na rua José Dias Lobato, 163, bairro Otton Marins (rua paralela à Linha Vermelha) e funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h. Mais informações: 3522-4366.