Incentivo ao empreendedorismo

Projeto Bairro Empreendedor fica até esta sexta (18) no Abelardo Machado

Atendimentos são realizados em parceria com a Aderes; serviços incluem formalização de MEI e orientações sobre microcrédito
Foto: Divulgação/PMCI

Os empreendedores do bairro Abelardo Machado e região têm até esta sexta-feira (18) para buscar atendimento na ação itinerante do projeto Bairro Empreendedor, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) de Cachoeiro.

A iniciativa visa divulgar e ofertar serviços da Sala do Empreendedor, o que inclui formalização de microempreendedores e orientações sobre acesso ao microcrédito. De acordo com a Semdec, o público-alvo principal são os empreendedores informais que buscam a legalização de seu empreendimento e, também, aqueles que desejam iniciar os seus próprios negócios.

Em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), as atividades estão sendo realizadas com suporte de uma unidade do Aderes na Estrada, que está, das 9h às 17h, estacionada no Auto Posto Cachoeiro, localizado na rua José Rosa Machado (Abelardo Machado).

“Essa ação itinerante busca aproximar os munícipes dos serviços de apoio a empreendedores oferecidos pela Prefeitura e seus parceiros. Nossas equipes estarão, ao longo dos próximos meses, percorrendo diversos bairros de Cachoeiro, com o objetivo de incentivar o empreendedorismo no município”, comenta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro, Francisco Montovanelli.

O projeto Bairro Empreendedor é uma iniciativa da Prefeitura de Cachoeiro, em parceria com a Aderes e com o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes).

Atendimento na Sala do Empreendedor

Os serviços oferecidos pela ação itinerante do projeto Bairro Empreendedor também podem ser solicitados, durante todo o ano, na Sala do Empreendedor, instalada no Shopping Cachoeiro (2º piso), no Centro. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Além disso, os empreendedores podem entrar em contato por meio dos telefones (28) 3155-5292 ou (28) 3522-4445, para tirar suas dúvidas.

Vantagens de se tornar um MEI

Um dos principais objetivos das ações itinerantes realizadas pela Semdec é conscientizar a população sobre os benefícios da formalização de seus negócios. O Microempreendedor Individual (MEI) funciona como um modelo simplificado de empresa para quem trabalha por conta própria em atividades não regulamentadas por entidades de classe – como artesão, cabeleireiro, pintor, vendedor de roupas, eletricista, doceiro e dono de minimercado.

As vantagens de ser MEI incluem: direito à previdência social; modelo simplificado de tributação; inscrição no CNPJ sem custo e sem burocracia; direito a benefícios previdenciários: aposentadoria por idade ou por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte (para a família); acesso a produtos e serviços bancários, como crédito, com condições especiais para Microempreendedor Individual; modelo simplificado de tributação, com um valor mensal relativamente baixo e fixo referente aos tributos (INSS, ISS ou ICMS); possibilidade de emitir nota fiscal; oportunidade de vender para o governo dentre outros.