Em outubro

Ação em Cachoeiro vai coletar vidro e óleo de cozinha para reciclagem

População já pode começar a juntar os resíduos para entregá-los no ponto de coleta, que será fixado no centro da cidade
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizará, entre 17 e 22 de outubro, mais uma campanha de descarte correto de vidro e óleo de cozinha usado.

O ponto de coleta ficará localizado no Centro, em frente à agência do Banco do Brasil. De segunda (17) a sexta (21), o horário de recolhimento será de 7h às 19h e no sábado (22), de 8h às 13h.

A população poderá realizar a entrega de itens como garrafas de sucos, refrigerantes, cervejas e outras bebidas; potes de alimentos; frascos de perfumes; vidros planos e lisos; para-brisas; vidros de janelas; pratos, tigelas e copos.

Já para entrega de óleo de cozinha, a Semma orienta que é importante que o material seja coado e armazenado numa garrafa PET. Para a coagem, a recomendação é que seja utilizada uma lã de aço.

Os materiais coletados serão destinados a uma empresa especializada em beneficiamento de resíduos. Os vidros serão triturados para formulação de novas embalagens; já com os óleos, serão transformados em sabão e detergente.

“Incentivamos para que as pessoas já estejam armazenando esses materiais para que possam fazer o descarte correto, nos dias da campanha. Com a colaboração de todos, podemos contribuir com a diminuição da poluição que deriva do descarte incorreto desses resíduos”, salienta a secretária de Meio Ambiente de Cachoeiro, Luana Fonseca.

Cuidados na entrega dos materiais em vidro

A Semma orienta que, no caso de vidros quebrados, é muito importante, que, para segurança pessoal e dos profissionais envolvidos, a população se atente à maneira correta de realizar a entrega nos pontos de coleta.

A melhor maneira de descartar esses resíduos é agrupá-los em jornal, caixas de leite ou caixas de papelão, evitando que o material fique diretamente em contato com sacolas plásticas na hora do descarte. Isso diminui o risco de cortes proporcionados pelo contato com os cacos e faz com que as sacolas não se rasguem, dispersando pedaços cortantes.