Exercícios com segurança

Ação em Soturno aliou atividades físicas e conscientização sobre medidas contra Covid

Na ocasião, moradores participaram de aulas de ginástica e de dança mix
Foto: Márcia Leal/PMCI

Na noite desta quarta-feira (3), foi a vez de um distrito de Cachoeiro receber o trabalho de conscientização para prevenção da Covid-19 em espaços de lazer. Na área aberta, em frente ao ginásio de esportes de Soturno, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp) coordenou a ação, que contou com a presença de moradores da região.

No local, além de participarem de aulas de ginástica e de dança mix, seguindo as normas de segurança e de distanciamento, os moradores também foram orientados, pelos profissionais de educação física da Semesp, a manterem as medidas sanitárias e preventivas, como o uso de máscara, a higienização das mãos e o espaçamento social, durante a prática de exercícios em áreas públicas.

Com a máscara de proteção e tendo em mãos a garrafa de água e o frasquinho de álcool em gel pessoais, a moradora Cleusa Pereira Gaspar, destacou que a ação serviu para incentivar a prática esportiva consciente. “Eu gosto muito de me exercitar, mas, com a pandemia, a gente acaba ficando com receio. Mas tomando os cuidados, respeitando as medidas, é possível praticar esportes com mais segurança”, afirmou.

“Eu gostei muito dessa ação. É uma maneira de a gente exercitar o corpo, com segurança, e também de cuidar da mente, pois ajuda as pessoas a espairecerem. Agradecemos por essa iniciativa”, expressa Débora dos Santos.

Dona Julieta Roja, de 90 anos, também participou das aulas de dança mix, esbanjando alegria. Mesmo vacinada contra a Covid-19, não deixou a máscara de proteção de lado. “Sempre gostei de fazer exercícios e vou continuar fazendo, porque é bom para a saúde”, ressaltou.

Soturno foi o primeiro distrito a receber esse trabalho orientativo da Semesp. Na sede do município, a atividade já foi realizada na praça Sonia Vasconcelos Alves, no bairro Coramara; na praça do bairro Baiminas e na academia ao ar livre da avenida Beira Rio. A previsão é de que a próxima ação será no bairro Paraíso, na próxima semana.

“Soturno é o primeiro distrito a receber esta ação, com a qual queremos conscientizar as pessoas que é possível praticar exercícios na pandemia, desde que sejam feitos com consciência e respeitando as medidas sanitárias. Estamos percorrendo os locais esportivos do município em que essas práticas são aconselhadas, que são espaços abertos e arejados”, salienta a secretária municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida, Lilian Siqueira.