Das 10h às 19h

Ação com serviços de saúde na Praça Jerônimo Monteiro continua nesta quinta (13)

Estão sendo realizados atendimentos psicológicos, vacinação contra Covid-19 e gripe e, também, busca ativa de casos de hanseníase
Foto: Márcia Leal/PMCI

A praça Jerônimo Monteiro, no centro de Cachoeiro, está recebendo equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para oferta de serviços gratuitos à população. A ação vai até esta quinta-feira (13), das 10h às 19h.

A iniciativa tem por objetivo chamar atenção para duas importantes campanhas em curso durante este mês: o Janeiro Branco, voltado aos cuidados com a saúde mental, e o Janeiro Roxo, com foco na prevenção e conscientização da hanseníase.

Estão sendo realizados atendimentos com psicólogos, divulgação de material informativo sobre as campanhas e, também, uma busca ativa de casos de hanseníase, onde o público recebe informações sobre a doença.

O público interessado, além de poder contar com um momento de escuta, também pode ser encaminhado, conforme a necessidade, para serviços de atenção mental e psicológica disponíveis no município.

“Muito bom esse apoio, ter alguém para conversar. Na correria do dia a dia, algumas vezes, esquecemos até de olhar para nós mesmos”, afirmou uma senhora que esteve presente no local nesta quarta-feira (12).

“A campanha do Janeiro Branco tem como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre os cuidados com a saúde mental. É muito importante preservar o bem-estar emocional para, assim, evitar consequências para a saúde, como ansiedade e depressão”, comenta o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Janeiro Branco nas unidades de saúde

A Semus está com uma programação especial em alusão à campanha do Janeiro Branco. Ao longo do mês, diversas unidades da rede municipal de saúde receberão ações voltadas ao tema principal da campanha: cuidados com a saúde mental.

Serão desenvolvidas palestras e rodas de conversas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) da sede e interior do município e, também, na Policlínica Municipal “Bolívar de Abreu” e no Centro de Saúde “Paulo Pereira Gomes” – confira a programação completa do evento.

Vacinação contra Covid-19 e Influenza (Gripe)

Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro (Semdec), a Semus está disponibilizando, durante as atividades da ação do Janeiro Branco na praça Jerônimo Monteiro, um ponto de vacinação contra Covid-19 e Influenza (gripe) para as pessoas aptas a receber esses imunizantes. Para isso, é necessário apresentar documento de identidade, cartão de vacinas e CPF ou cartão do SUS. O objetivo é, também, facilitar o acesso dos comerciantes da região central às vacinas.