Notícias

Ação na praça Jerônimo Monteiro facilita acesso a quatro vacinas

Será nesta quarta-feira (30), das 8h às 11h, no encerramento da campanha Janeiro Branco

Nesta quarta-feira (30), das 8h às 11h, adultos que passarem pela praça Jerônimo Monteiro, no centro de Cachoeiro de Itapemirim, poderão se vacinar contra tétano, hepatite B, febre amarela e receber a tríplice viral, que protege do sarampo, da rubéola e da caxumba.

Para receber as doses, que serão distribuídas gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), é preciso levar o cartão de vacina. No caso da tríplice viral, especificamente, pessoas até 29 anos recebem duas doses, e de 30 a 49 anos, dose única.

A vacinação na praça integra o evento de encerramento da campanha Janeiro Branco em Cachoeiro, organizada pela Semus, cujo foco é o cuidado com a saúde mental.

No local, também haverá consultas gratuitas, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido de sífilis, além de orientações com foco em saúde mental e, ainda, sobre hanseníase – doença cujo Dia de Combate foi lembrado, mundialmente, nesta segunda (28).

Os serviços serão ofertados por profissionais das coordenações de Saúde Mental, Saúde do Idoso, Saúde da Mulher, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD) e enfermeiros das unidades básicas de saúde (UBS) e psicólogos.

Outras ações do Janeiro Branco

Na terça (29), véspera do Dia D na praça, a UBS do bairro BNH de Baixo vai disponibilizar aos moradores da região, a partir das 13h, atendimento médico individual em saúde mental.

Ao longo deste mês, com o objetivo de levar à população acesso a serviços que tratem diretamente do bem-estar psicológico e social, a Semus promoveu nas unidades atendimentos, encontros e palestras informativas, com temas como prevenção do suicídio e de transtornos psicológicos.

A campanha será, ainda, o mote para a criação de grupos permanentes nas UBS que tenham como enfoque principal a saúde mental, com o apoio de equipe multiprofissional e propostas de ações preventivas.