Notícias

Ação no Centro conscientiza sobre prevenção do câncer de boca

Público será orientado sobre cuidados como ir ao dentista uma vez por ano, pelo menos

Nesta sexta-feira (31), quem passar pela Praça Jerônimo Monteiro, no centro de Cachoeiro de Itapemirim, terá acesso a ações de conscientização e prevenção do câncer de boca.

Realizada com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a ação alusiva ao Maio Vermelho (mês da luta contra o tumor bucal) acontecerá pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 13h às 17h.

“Como nos outros tipos de tumor, as chances de cura do câncer de boca se tornam maiores quando ocorre o diagnóstico precoce. Nesse sentido, o mutirão terá como objetivo principal orientar a população sobre a importância da adoção de medidas preventivas”, explica a secretária de Saúde de Cachoeiro, Luciara Botelho.

A ação, que também conta com a parceria da Faculdade Multivix, é promovida pela Casa de Apoio (Gapcci) e pelo Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Heci), por meio do setor de bucomaxilo.

País teve mais de 14 mil casos da doença em 2018

No ano passado, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), ocorreram cerca de 14.700 novos casos de câncer de boca no país. Desse total, estima-se que 11.200 são homens e 3.500 mulheres.

A pessoa deve estar atenta para os seguintes sinais e sintomas: lesões na cavidade oral ou nos lábios que não apresentam melhora clínica e duram mais de 15 dias, não cicatrizam; manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengiva, céu da boca, bochechas ou lábios e nódulos (caroços) no pescoço.