Serviços gratuitos

Ação no Centro terá atendimento psicológico, vacinação e busca de casos de hanseníase

Serviços serão ofertados nesta quarta (12) e quinta-feira (13), das 10h às 19h, na praça Jerônimo Monteiro
Foto: Divulgação/PMCI

Em ação alusiva à campanha do Janeiro Branco, período de maior atenção aos cuidados com a saúde mental, a Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro (Semus) realizará, nesta quarta (12) e na quinta-feira (13), uma série de atividades na praça Jerônimo Monteiro, centro da cidade.

Das 10h às 19h, equipes da Semus e do Centro de Atenção Psicossocial – álcool e drogas (Caps ad) estarão disponibilizando serviços voltados para a promoção da saúde mental.

Para quem deseja um momento de escuta, estará disponível o atendimento com psicólogos da rede municipal, que darão orientações às pessoas sobre como manter a mente saudável. Também haverá, por parte desses profissionais, a divulgação de instruções e esclarecimentos sobre os serviços públicos de saúde mental do município, para quem precisa de um acompanhamento psicológico.

“Nossas equipes estarão no centro de Cachoeiro com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. Esse é um assunto muito sério, que deve ser debatido com bastante atenção, pois pode ter consequências diretas na saúde das pessoas, podendo, por exemplo, acarretar em quadros graves de depressão e ânsiedade”, comenta o secretário de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.

Vacinação contra Covid-19 e Influenza (Gripe)

Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro (Semdec), a Semus disponibilizará, durante as atividades da ação do Janeiro Branco na praça Jerônimo Monteiro, um ponto de vacinação contra Covid-19 e Influenza (gripe) para as pessoas aptas a receber esses imunizantes. Para isso, é necessário apresentar documento de identidade, cartão de vacinas e CPF ou cartão do SUS. O objetivo é, também, facilitar o acesso dos comerciantes da região central às vacinas.

Busca ativa de casos de hanseníase

Na mesma ação, haverá uma abordagem sobre outra campanha voltada para a promoção da saúde que acontece neste mês. Trata-se do Janeiro Roxo, criado para conscientizar a população quanto ao diagnóstico de hanseníase, doença crônica infecciosa e contagiosa, que afeta os nervos e a pele, causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae.

Servidores da Semus estarão no local realizando uma busca ativa de casos da doença, dando orientações sobre o diagnóstico, prevenção e esclarecendo dúvidas pertinentes ao tema.