Coleta seletiva

Ação no Centro terá ponto de descarte de materiais recicláveis

Ação coletará papel, papelão, plástico e metal, entre 16 e 19 de novembro
Foto: Reprodução/Web

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Cachoeiro realizará, na próxima semana, uma campanha de descarte correto de diversos tipos de materiais, no centro da cidade.

O ponto de coleta ficará instalado em frente à agência do Banco do Brasil, na praça Jerônimo Monteiro, e receberá papel, papelão, plástico e metal. Entre quarta (16) e sexta-feira (18), o funcionamento será das 7h às 19h. Já no sábado (19), a população poderá realizar o descarte das 8h às 13h.

De acordo com a Semma, o objetivo é incentivar a população quanto a separação, entrega e destinação de materiais recicláveis, que pode ser feito a qualquer momento do ano, por meio dos pontos de entrega voluntária (PEV) – confira os locais abaixo.

Além disso, os cidadãos podem realizar a entrega dos resíduos em 76 escolas municipais com coletores e na própria Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Cachoeiro de Itapemirim (Ascomirim), que é para onde os itens recolhidos em outros pontos são destinados.

“Essa série de campanhas de coleta que temos realizado têm como principal foco atuar na conscientização dos munícipes quanto à importância da correta destinação dos resíduos urbanos. Além de evitar que esses materiais causem danos à natureza, a iniciativa também beneficia as famílias que têm, na reciclagem, sua forma de sustento”, destaca Luana Fonseca, secretária municipal de Meio Ambiente de Cachoeiro.

Quais os tipos de resíduos posso separar?

Os tipos de resíduos que podem ser reciclados são: papel, papelão, plástico, alumínio e metal. Como por exemplo: embalagem de detergente; garrafa de amaciante; vidro de xampu; garrafa de água; caixas de leite; jornais, revistas, panfletos; cadernos; envelopes; garrafas PET; latas.

Quais os tipos de resíduos que NÃO devo separar?

O lixo úmido, o que inclui: restos de alimentos; cascas de frutas; fitas adesivas, resíduos de jardinagem, papel higiênico e fraldas descartáveis; pratos e copos descartáveis; pó de café, embalagens de marmitex; guardanapos.

PEVs em Cachoeiro

Rua Átila de Almeida Miranda – BNH de cima (Pracinha)
Av. Theodorico Ferraço – Gilson Carone (Em frente ao Supermercado Carone)
Rua Sebastião Lacerda – Waldir Furtado – BNH de baixo (Pracinha)
Bairro Paraíso – Condomínio Residencial Montanha
Rua José Rodrigues – BNH (Ao lado da Quadra de Areia – próximo ao supermercado)
Residencial Esperança – Marbrasa (Conjunto Minha Casa Minha Vida)
R. Agripino de Oliveira – Independência – Lateral do Ministério Público
R. Arlindo Costa – Pacotuba – Na Escola Família Agrícola
Itaoca – Em frente a Igreja Católica
R: Maria Firmino Santana – São Lucas – Próximo a Igreja Católica
Simbraex – Rodovia do Contorno – Córrego Seco
R: Cel Francisco Athayde – Conduru – Na rua de trás à Praça Central
Av. Governador Cristiano Dias Lopes, Gilberto machado – na praça na subida para o Jaraguá