Balcão de Empregos

Ação no Village da Luz realizou encaminhamentos para vagas de emprego

Ação realizou ofertas de vagas de emprego disponíveis no Sine de Cachoeiro
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) realizou, nesta quinta-feira (21), uma edição do Balcão de Empregos no bairro Village da Luz. A ação aconteceu, na quadra da praça Dom Luiz Gonzaga Peluso, e foi uma parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).

O foco das atividades foi realizar o encaminhamento de cidadãos em situação de vulnerabilidade social para vagas de emprego disponíveis. As equipes que trabalham no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região realizaram um contato prévio com moradores do bairro, informando sobre o evento – que atendeu todos os interessados que compareceram no local.

Para a ação, foram prospectadas 257 vagas disponíveis no Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Cachoeiro.

A qualificação profissional também teve momento, durante a ação, quando a população teve acesso a informações sobre o programa Qualificar ES, da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes-ES), que oferece cursos de qualificação presenciais, semipresenciais e a distância.

Maria Aparecida Gonçalves Pereira, de 53 anos, esteve presente na ação em busca de uma oportunidade profissional. “As coisas não estão fáceis nos dias de hoje, pois, depois do início dessa pandemia, muitas pessoas perderam seus empregos. Então, para nós, é muito importante podermos contar com esse apoio da Prefeitura que, por meio dessas ações, nos ajuda a ter mais chances de uma vaga de trabalho”, afirmou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli, destacou a importância das ações voltadas à empregabilidade, para aproximar as pessoas em situação de risco social das oportunidades de empregos existentes:

“Nossa região tem se destacado, no Espírito Santo, pela geração de novos empregos, entretanto, é necessário termos um olhar atento às pessoas em situação de vulnerabilidade social que, por muitas vezes, encontram mais dificuldades em conseguir uma chance de adentrar ao mercado de trabalho. Ações como o Balcão de Empregos nos ajudam a levar oportunidades a quem precisa”, comentou.

Com encerramento previsto para as 15h, a ação se estendeu por mais duas horas e realizou 130 atendimentos.

Oportunidades para os jovens

O evento contou, também, com a participação de servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), que estiveram presentes para divulgar o programa Oportuni, voltado para facilitar a inserção de jovens no mercado de trabalho. Saiba mais sobre o programa

Jhenniffer Silva Rodrigues, de 19 anos, esteve presente na quadra da praça Dom Luiz Gonzaga Peluso, durante a ação, e revelou sua expectativa em conseguir uma colocação profissional.

“Para nós, jovens, às vezes, é muito difícil conseguir uma chance de trabalho, devido a algumas exigências a que não atendemos devido à falta de experiência. Às vezes, o que nos falta é uma oportunidade, então, estou com esperanças de hoje conseguir meu primeiro emprego”, afirmou