Notícias

Estatuto e ID Jovem

Ação orienta estudantes sobre direitos e benefícios sociais para a juventude

Iniciativa foi realizada para celebrar dias do Estudante e da Juventude
Foto: Divulgação/PMCI

Nesta quarta-feira (11), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) de Cachoeiro realizou uma abordagem informativa, em duas escolas da cidade, para orientar estudantes sobre direitos e benefícios sociais garantidos à juventude.  

A ação foi realizada, pela equipe da subsecretaria de Cidadania, nas escolas estaduais “Presidente Getúlio Vargas” e CIE “Áttila de Almeida Miranda”, para celebrar o Dia Nacional do Estudante e, também, o Dia Internacional da Juventude, comemorado nesta quinta (12).

Na ocasião, foram distribuídos panfletos com informações sobre o Estatuto da Juventude, que estabelece direitos e políticas públicas para os jovens, e a Identidade Jovem (ID Jovem), documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

“Ações como essas são importantes para o fomento das políticas públicas para a juventude. O contato direto com os jovens fortalece os vínculos e traz os mesmos para discussões importantes sobre seus direitos e deveres”, salienta a secretária de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Márcia Bezerra.

ID Jovem

Têm direito à ID Jovem as pessoas de 15 a 29 anos que pertençam a famílias com renda mensal de até dois salários-mínimos e que estejam inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). O interessado não precisa estar matriculado em instituição de ensino.

Para solicitar o benefício, é necessário acessar o aplicativo oficial ID Jovem 2.0 ou o site do programa federal (idjovem.juventude.gov.br/emitir-id-jovem). O documento tem prazo de validade de seis meses, que pode ser renovado por meio do aplicativo.