“Viva Mais Solidário”

Ação solidária arrecada 300 kg de alimentos em núcleo esportivo no Santa Cecília

Todo o material arrecado na ação foi destinado ao Banco de Alimentos
Foto: Márcia Leal/PMCI

O primeiro “Viva Mais Solidário”, realizado nesta sexta-feira (16), no bairro Santa Cecília, arrecadou 303 kg de alimentos não perecíveis e 37 itens de higiene, como pastas de dente, barras de sabão, papel higiênico e sabonete.

Com a iniciativa, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp) de Cachoeiro transforma os núcleos esportivos da cidade – que estão com as atividades, temporariamente, suspensas em função da pandemia – em pontos de arrecadação de donativos para famílias em situação de vulnerabilidade social.

A ação no Santa Cecília ocorreu, pela manhã, na quadra do bairro, onde a Semesp mantém um núcleo com aulas gratuitas de ginástica. Os alunos marcaram presença, exercitando a solidariedade. Maria da Penha Nunes aprovou o projeto e contribuiu com doações.

“Essencial essa união, essa força dos alunos para colaborar com essa ação realizada pela Semesp. Tem muita gente precisando. Com todos os cuidados e mantendo o distanciamento, conseguimos ajudar”, explicou.

“Estou com saudade do núcleo de ginástica, mas continuo me exercitando em casa. O importante é continuar praticando exercícios e, ainda, ajudar o próximo”, completou.

Outros moradores da região também participaram. “Essa iniciativa é muito boa, porque, atualmente, tem muita gente passando por dificuldade. Temos que ter consciência e ajudar com o que puder. A união faz a força”, afirmou Antônia Pezzin.

“O programa Viva Mais busca exercer a solidariedade neste momento difícil que estamos vivendo. O esporte sempre criou vínculos entre as pessoas e não é agora que vamos deixar de criar. Agradecemos à região por abraçar o projeto e fazer as doações. Os produtos serão entregues a famílias que precisam da nossa ajuda e, juntos, vamos vencer a Covid-19”, ressalta a secretária municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida, Lilian Siqueira.

A secretária acrescenta, ainda, que o resultado foi satisfatório. “Nós estamos muito felizes com essa primeira edição e quem quiser participar pode doar nas próximas ações”, complementa.

A próxima ação está programada para o dia 22 deste mês, no espaço Viva Mais do bairro Baiminas, no mesmo horário. Em caso de chuva, a atividade será transferida para outra data.

O “Viva Mais Solidário” integra a campanha “Compartilhe Amor”, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que tem pontos de coleta nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cachoeiro. Todo o material arrecadado por meio dessas iniciativas será destinado ao Banco de Alimentos do município, para distribuição às famílias cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).