“Viva Mais Solidário”

Ação solidária na região do Baiminas arrecadou cerca de 600 quilos de alimentos

Tudo será encaminhado ao Banco de Alimentos, para distribuição a famílias cadastradas nos Cras
Foto: Márcia Leal/PMCI

Aproximadamente 600 quilos de alimentos foram arrecadados no “Viva Mais Solidário”, realizado no bairro Baiminas, em Cachoeiro, nesta quinta (22).

Dentre os itens doados estão arroz, açúcar, feijão, macarrão, banana, óleo de soja e pó de café. Além disso, sete cestas básicas completas e 76 produtos de higiene foram doados.

A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp), que visa ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social, foi realizada na pracinha do bairro, onde está instalada a academia ao ar livre do projeto “Viva Mais”. No espaço, os moradores da região puderam depositar as doações, que foram colhidas pela equipe da Semesp. Alunos do núcleo de qualidade de vida, mantido pela secretaria no local, também participaram com doações.

Um dos primeiros a doar, o morador Mário Machado Silva destacou a alegria de contribuir com as pessoas que mais precisam de assistência, neste momento. “Estou muito feliz em saber que, de alguma forma, minha doação será bem recebida na casa de alguém”, disse.

“O que estiver ao nosso alcance para ajudar, precisamos fazer. Acredito que, quando a gente doa, de coração, para quem precisa, recebemos em dobro. Essa é uma ação necessária, porque tem muita gente passando necessidade”, ressaltou Ebérson Belone, outro morador do bairro.

A equipe da Semesp percorreu, ainda, os bairros Arariguaba, Bela Vista, Costa e Silva e Coronel Borges, também arrecadando uma quantidade significativa de donativos. Todos os itens doados serão direcionados ao Banco de Alimentos de Cachoeiro, para distribuição às famílias cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Com a ação itinerante, muitas pessoas puderam fazer as doações sem sair de casa. Foi o caso de dona Márcia Julia, que parabenizou a iniciativa, ressaltando o quanto os donativos farão a diferença na vida das pessoas que os receberão. “É com um pouquinho de cada um que levaremos alimentos para quem precisa. Ações assim são importantes demais e precisam continuar, porque, infelizmente, estamos numa situação que não sabemos quando vai acabar”, completou.

“A forma solidária como os moradores abraçaram a ação enche nosso coração de esperança e alegria. Neste momento de tantas tristezas e perdas, perceber a sensibilidade da população em prol dos mais vulneráveis nos mostra que, apesar da difícil situação que estamos vivendo, ainda existem pessoas que se importam com o outro. A cada edição do projeto Viva Mais Solidário, a equipe se anima ainda mais com os donativos recolhidos. Agradecemos a todos que contribuíram”, expressou a secretária de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida de Cachoeiro, Lilian Siqueira.

O “Viva Mais Solidário” é realizado nos núcleos esportivos de Cachoeiro, que estão com as atividades temporariamente suspensas, devido à pandemia, e faz parte da campanha “Compartilhe Amor”, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que tem pontos de coleta de alimentos, álcool em gel e sabão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cachoeiro, e já arrecadou mais de uma tonelada de donativos.

O primeiro “Viva Mais Solidário” foi realizado no bairro Santa Cecília, onde foram recolhidos 300 kg de alimentos e 37 itens de higiene. A próxima parada do projeto será o bairro Vila Rica, no dia 28 deste mês. As atividades terão início às 8h.