Evite aglomerações

Acesse os serviços on-line da Prefeitura de Cachoeiro

Por meio da Cachoeiro Agência Virtual, o cidadão tem acesso a vários atendimentos
Foto: Montagem/PMCI

Nesse momento de pandemia, em que é crucial evitar aglomerações, o atendimento on-line se torna ainda mais importante e deve ser priorizado pelas pessoas. Em Cachoeiro, parte dos serviços da Prefeitura está disponível na internet, não sendo necessário, nesses casos, ir até às repartições municipais.

Para isso, basta acessar a Cachoeiro Agência Virtual (prefeitura.cachoeiro.es.gov.br/serviços), no portal da administração municipal.

Confira alguns dos serviços disponíveis na plataforma, que é mantida com suporte da Companhia de Tecnologia da Informação de Cachoeiro de Itapemirim (Dataci).

Fazenda
Na área da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfa), estão disponíveis serviços como: emissão de certidão negativa de débitos; consulta do Cadastro Imobiliário e Mobiliário; consulta de débitos do ano corrente e em dívida ativa; consulta ao calendário tributário; consulta de processos protocolados na Prefeitura; emissão do DAM para pagamento do IPTU; emissão de documento de arrecadação para doação ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA); dentre outros.

Para empreendedores, as opções incluem: orientações para abertura de empresas; emissão do Alvará de Licença para Funcionamento; emissão do DAM do ISS Fixo (serviços contábeis e profissionais autônomos) e de Taxas; emissão de Termo de Parcelamento de débitos a ser levado ao setor de Dívida Ativa; emissão e autenticidade de Guia de ITBI homologada; autenticação de Nota Fiscal de Serviços Avulsa emitida pelo atendimento da Fiscalização Tributária; autenticação de pagamentos de ISS, ITBI e IPTU; consulta à Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE); consulta de licenciamento ambiental e informações sobre compras públicas e sobre os incentivos fiscais para instalação de empresas.

Já na área restrita da Agência Virtual, estão disponíveis os seguintes serviços: acesso ao Programa Nota Cachoeiro de crédito para abatimento do IPTU; homologação on-line de Termo de Parcelamento, com emissão de DAM referente ao parcelamento e procedimento de alteração de contadores das empresas.

Saúde
Na área de agendamento on-line da Cachoeiro Agência Virtual (agendamento.cachoeiro.es.gov.br), é possível fazer a marcação de procedimentos na rede municipal de saúde, como consultas com ginecologista e pediatra; exame preventivo (papanicolau) e consulta de enfermagem para crianças (puericultura) – em todos os casos, para quem já tem encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS).

Também é possível fazer consulta de resultado de exames feitos no laboratório do Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu; consulta da lista de medicamentos dispensados pela Farmácia Municipal e do Plantão de Farmácias nos domingos e feriados.

Sala do Empreendedor
Os atendimentos da Sala do Empreendedores, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), que incluem informações específicas sobre crédito podem ser acessadas pelos endereços de e-mail nossocreditocachoeiro@gmail.com e semdec.saladoempreendedor@cachoeiro.es.gov.br.

Servidor
Os servidores da Prefeitura podem consultar o andamento de processos relativos à sua vida funcional, ao seu contracheque e às instruções normativas, além de poderem imprimir formulários para requerimentos.

Ouvidoria
Solicitações de serviços municipais, denúncias, reclamações, sugestões, elogios, pedidos de informação e outras manifestações relacionadas à prefeitura de Cachoeiro devem ser feitas juntos à Ouvidoria Geral do Município, pelo telefone 156, pelo e-mail ouvidoria@cachoeiro.es.gov.br ou por meio da página www.cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral. Além disso, as pessoas podem entrar em contato também pelo aplicativo “TodosJuntos”.

Telefones

Para buscar mais informações nos setores municipais, sem precisar sair de casa, os cachoeirenses também podem recorrer aos telefones. As listas de números podem ser consultadas nas páginas das secretarias municipais, no portal da prefeitura.