Melhoria

Acesso à internet agiliza atendimentos no Centro de Assistência Social de Burarama

Agora, cadastro em programas sociais podem ser feitos diretamente na unidade
Foto: Reprodução/Web

No último mês, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) “Inês Francisqueto”, em Burarama, passou a contar com acesso à internet, melhoria que trouxe mais agilidade na prestação de serviços aos moradores da região.

A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Cachoeiro com o Ministério da Cidadania, por meio do Programa Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), que leva internet a localidades com dificuldades de captação de sinal ou sem oferta de operadoras.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) de Cachoeiro, com a conexão em banda larga, a unidade passou a ser autossuficiente em serviços como procedimentos de cadastro e alterações de informações do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Antes, devido à falta de internet no local, o serviço era realizado, manualmente, e os documentos físicos encaminhados a outros Cras do município para a digitalização e efetivação dos cadastros.

“Foi uma excelente melhoria na infraestrutura de comunicação do Cras de Burarama, que, devido à sua localização, apresenta dificuldades de conexão com a internet. Agora, podemos dar mais agilidade às demandas dos moradores da região, que, antes, precisavam esperar um tempo relativamente maior para a conclusão de seus cadastros e posterior acesso a programas sociais”, destaca Márcia Bezerra, secretária municipal de Desenvolvimento Social de Cachoeiro.

Localizado na rodovia João Zago, o espaço já realizou, neste ano, mais de 1,5 mil atendimentos, que incluem orientações e encaminhamentos a diversos benefícios assistenciais, como o Auxílio Brasil e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Atendimento nos Cras

Cachoeiro possui sete Centros de Referência de Assistência Social (Cras), localizados, respectivamente, nos bairros Aeroporto, Alto União, Jardim Itapemirim, Village da Luz e Zumbi e nos distritos de Burarama e Itaoca.

Na página da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br/desenvolvimento-social-semdes), o cidadão pode consultar o endereço, horário de funcionamento e telefone de contato de cada unidade.