Datas comemorativas

Ações da Prefeitura de Cachoeiro beneficiam produtores rurais

Iniciativas visam melhoria da infraestrutura do interior e incentivo à comercialização de produtos
Foto: Márcia Leal/PMCI

Na semana em que se comemoram o Dia da Agricultura Familiar (25 de julho) e o Dia do Produtor Rural (28 de julho), a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim apresenta um breve balanço de ações recentes em benefício dos produtores rurais do município.

Na parte de infraestrutura, a Secretaria Municipal de Interior (Semui) realiza manutenções constantes nas estradas rurais, com patrolamento, ensaibramento e outros serviços essenciais para as vias, contribuindo para melhorar as condições de mobilidade das famílias rurais e para o escoamento da produção agrícola.

Incrementando esse trabalho, a Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) tem aplicado Revsol em diversas vias rurais. Este ano, 4,8 quilômetros de estradas já foram pavimentadas com o produto, que é feito a partir de reaproveitamento de resíduos da atividade siderúrgica, sendo mais barato, resistente e sustentável.

Inclusive, Cachoeiro sediará um Centro de Distribuição de Revsol (CDR) para região Sul do Espírito Santo, fruto de uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado e ArcelorMittal Tubarão – empresa responsável pelo fornecimento gratuito do material. O CDR ficará na Fazenda Monte Líbano, e sua instalação está em fase de conclusão.

Uma realização importante foi a reconstrução da ponte da localidade de Usina São Miguel, que dá acesso ao distrito de São Vicente, concluída neste mês. Interditada desde a enchente de 25 de janeiro de 2020, ela já apresentava problemas na estrutura, devido a outras cheias ocorridas em anos anteriores. Por causa disso, a Prefeitura elaborou, em 2019, um projeto de revitalização e duplicação. As intervenções foram realizadas com recursos do governo estadual, por meio do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).

Ainda na parte de infraestrutura, a Semag apoia os produtores com o programa de hora-máquina, que permite locação de maquinário da Prefeitura com preços muito mais baixos do que os do mercado, além de suporte de servidores municipais. Nos primeiros sete meses de 2021, tratores, retroescavadeiras e caminhões foram utilizados em 27 serviços em diversas localidades, totalizando 376 horas-máquina.

Comercialização de produtos

Um importante meio de comercialização de produtos da agricultura familiar é a realização das feiras livres no município, que conta com o apoio da Semag. Em Cachoeiro, são realizadas feiras semanais no distrito de Itaoca e nos bairros Independência, Nova Brasília, Ilha da Luz e Gilberto Machado – esta última, com produtos orgânicos, foi criada no ano passado.

O tíquete-feira, benefício concedido aos servidores municipais, também contribui para a geração de emprego e renda no campo, através da circulação de milhões de reais anualmente em comercializações.

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) também realiza chamadas públicas para aquisição de produtos para a merenda escolar, como hortifrutigranjeiros, biscoitos, mel e laticínios. O valor já pago aos produtores rurais em 2021 com as compras foi de R$ 52.316,57, e a expectativa é que chegue a quase R$ 1 milhão até o fim do ano letivo.

Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) adquire procutos da agricultura para fornecer a entidades socioassistenciais do município e distribuir cestas verdes para famílias em situação de vulnerabilidade. Por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA – verba federal) e da Compra Direta de Alimentos (CDA – verba estadual), a secretaria investiu, de 2017 a 2020, R$ 2.216.951 em aquisições de produtos do campo, atendendo a cerca de 131 produtores.

“Cachoeiro é um município muito extenso, com uma grande área rural, e o nosso intuito é continuar gerando emprego e renda para as pessoas que moram nessas áreas. A Prefeitura tem realizado diversas iniciativas que, direta ou indiretamente, beneficiam os produtores rurais e ainda contribuem para que a população em geral tenha acesso aos bons produtos do campo”, afirma o prefeito Victor Coelho.