Ações de valorização dos servidores municipais cresceram nos últimos anos

Neste ano, auxílio-alimentação passou a ser concedido a todos os servidores
Foto: Divulgação/PMCI

Fundamentais na gestão pública municipal, os servidores da Prefeitura de Cachoeiro obtiveram conquistas importantes nos últimos tempos.

Dentre as mais relevantes, têm destaque os planos de carreira instituídos a partir de 2019, que garantiram modernização funcional e melhoria salarial para o quadro geral de servidores, para o magistério municipal, para a Guarda Civil Municipal e para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

Desde 2017, a administração municipal paga o salário dos servidores dentro do mês trabalhado e divulga o calendário anual de pagamentos – inclusive, do 13º salário.

Auxílio-alimentação para todos

Outro avanço foi a concessão de auxílio-alimentação para todos os servidores. Até 2019, o benefício era garantido apenas aos funcionários efetivos. Novas categorias foram sendo contempladas nos últimos anos, até que, neste ano, fosse alcançada a cobertura total.

O valor do auxílio foi reajustado em março deste ano e terá novo aumento em setembro, passando a ser de R$ 700 para efetivos e R$ 350 para as demais categorias.

O tíquete-feira também teve o valor reajustado – em 2019 – e passou a ser concedido a mais servidores, que podem usá-lo na Feira Livre atualmente realizada no bairro Aquidaban.

Pisos salariais

Em julho passado, a Prefeitura de Cachoeiro passou a pagar os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias com base no novo piso salarial nacional das categorias.

O piso dos professores da rede municipal de ensino também será atualizado. O vencimento inicial dos efetivos passará para R$ 4 mil (carga horária de 40h), valor superior ao novo piso nacional da categoria, que é de R$ 3.845,63, com o qual serão contemplados os contratados (40h). O projeto de lei referente ao reajuste aguarda aprovação da Câmara Municipal.

No fim de 2021, a Prefeitura concedeu abono salarial de R$ 4 mil aos professores da rede municipal.

Melhores condições de trabalho e formação

As condições de trabalho dos servidores também têm melhorado. Escolas, unidades de saúde e outros prédios públicos, como o Centro Administrativo e as secretarias de Fazenda e Saúde, têm recebido reformas. Um Centro Operacional está sendo construído para a Guarda Civil Municipal (GCM), na Ilha da Luz.

E as melhorias vão além dos ambientes laborais. A GCM, após mais de uma década de um imbróglio jurídico, voltou a poder usar arma de fogo e tem recebido investimentos em novos instrumentos de trabalho.

O magistério municipal, por sua vez, agora pode contar com notebooks, fornecidos pela Prefeitura, para o desenvolvimento de suas atividades.

Zelando pela qualificação profissional dos seus funcionários, neste ano, a administração municipal lançou o Programa Anual de Formação do Servidor.

Outros benefícios

A Prefeitura de Cachoeiro também tem ampliado parcerias para garantir aos servidores e seus dependentes acesso, sob condições especiais, a clube, academia e plano odontológico. Também oferece opção de previdência complementar.

Estágio

A administração municipal ampliou seu programa de estágio, firmando novos convênios com instituições de ensino superior e abrindo oportunidades para estudantes de ensino médio.

Novo concurso

A Prefeitura realizará um novo concurso público para provimento de cargos efetivos em diversos setores municipais. Preparado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção (Cebraspe), o certame terá mais de 400 vagas, além de cadastro de reserva. As datas para publicação do edital e aplicação das provas serão divulgadas em breve.

“Essas melhorias que temos implementado para os servidores municipais são uma forma de reconhecimento ao papel central que desempenham na entrega de serviços à população de Cachoeiro. É nosso compromisso continuar trabalhando por novas conquistas, para todas as categorias”, afirma o prefeito Victor Coelho.