Ações do Dia D de combate à dengue são definidas em reunião

Organizada pela prefeitura, a ação contará com apoio de diversos parceiros e voluntários

Em reunião promovida no auditório da escola municipal “Zilma Coelho Pinto”, na tarde desta segunda-feira (27), a prefeitura concluiu o planejamento das ações para o Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti em Cachoeiro de Itapemirim.

Marcado para quarta (29), o mutirão acontecerá, das 7h às 13h, em 12 locais do município com maiores registros de notificações de dengue. Serão os bairros; Parque Laranjeiras, Gilson Carone, São Francisco de Assis, Coramara, Agostinho Simonato, Caiçara, Waldir Furtado Amorim (BNH de Baixo), Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), Marbrasa, Paraíso, São Lucas e, ainda, o distrito de Soturno.

Conforme definido no encontro, cada um desses locais contará com um secretário municipal e, também, com um agente de combate a endemias, que será responsável pela coordenação das equipes que atuarão nessas áreas.

Esses grupos abordarão os moradores, em suas residências, para orientá-los, por meio de checklist elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), sobre como conferir e descartar itens que, ao acumular água parada, podem se tornar criadouros do Aedes.

“Nosso objetivo, com o Dia D, é envolver toda a sociedade. Nosso time de secretários, cada qual com seus servidores, estará à disposição para colaborar nessa importante tarefa, nos 12 locais prioritários. Disponibilizaremos, também, todo o nosso maquinário. Queremos que toda a população abrace essa causa, para acabarmos com os focos do mosquito”, destacou Victor Coelho, que propôs o mutirão, há cerca de duas semanas.

“Certamente, com o empenho de todas as equipes envolvidas, teremos a resposta necessária para começar a reduzir as notificações de dengue no município”, acrescentou a secretária de Saúde de Cachoeiro, Luciara Botelho.

Organizado pela Semus, o Dia D contará com apoio de outras pastas, como as de Governo (Semgov), de Serviços Urbanos (Semsur), de Esporte e Lazer (Semesp), de Segurança e Trânsito (Semset), de Educação (Seme), de Desenvolvimento Urbano (Semdurb), de Desenvolvimento Econômico (Semdec), de Desenvolvimento Social (Semdes), de Meio Ambiente (Semma) e, também, de diversos parceiros e voluntários.

Plano de contingência para epidemias de dengue e chikungunya

Por meio do decreto 28.595, publicado na edição desta segunda do Diário Oficial do Município (disponível no site www.cachoeiro.es.gov.br), o prefeito Victor Coelho instituiu o Plano de Contingência Municipal para Epidemias de Dengue e Chikungunya.

Trata-se de conjunto de atividades relacionadas à vigilância epidemiológica, sanitária, laboratorial e entomológica; controle da população do vetor e assistência médica, cuja intensificação e integração devem resultar em maior e eficiência e eficácia no controle de ambas as doenças no município.

Confira os pontos de apoio dos 12 locais do Dia D

BNH de Cima – Pracinha da unidade básica de saúde (ponto final)
BNH de Baixo – Unidade básica de saúde
Coramara – Unidade básica de saúde