Setembro Amarelo

Ações em Cachoeiro lembram Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

Na Policlínica Municipal, houve exposição sobre o tema e atendimento com psicólogos
Foto: Márcia Leal/PMCI

Nesta sexta-feira (10), Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou o Dia D da campanha Setembro Amarelo. A ação, que aconteceu na Policlínica Municipal “Bolívar de Abreu” (Centro Municipal de Saúde), foi voltada para a conscientização da população quanto à importância dos cuidados com a saúde mental.

Quem passou pelo local, pôde conferir exposição de materiais contendo orientações sobre como identificar e ajudar uma pessoa que apresente quadros depressivos, angústia e outros comportamentos suicidas.

Também foram realizados atendimentos em um espaço dedicado à escuta de pessoas que precisavam de apoio emocional e psicológico, com a finalidade de identificar situações de risco. Psicólogos da rede municipal de saúde estavam presentes, realizando, quando necessário, o encaminhamento para os serviços de saúde mental do município.

Maxwell Azevedo de Almeida, 52 anos, esteve no Centro Municipal de Saúde pela manhã e aprovou a iniciativa.

“A vida está difícil para algumas pessoas e é muito bom ter esse momento de desabafo, de sentir o apoio dessas pessoas tão atenciosas. É um acolhimento muito importante, mostrando para nós que não estamos sozinhos”, afirmou.

Caps-AD

As equipes do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-AD), um dos principais serviços da rede de saúde mental da cidade, também desenvolveram ações para lembrar a data. Os profissionais percorreram ruas dos bairros Nova Brasília, Otton Marins e Centro, expondo material sobre o tema da campanha e orientando a população quantos aos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Caps-AD de Cachoeiro oferece serviço ambulatorial de atenção diária. Os atendimentos se dão no âmbito individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros) e coletivo (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outras). A unidade também é responsável por promover acolhimento, observação, repouso e desintoxicação para pacientes que necessitem de acompanhamento.

Para ser atendido, é preciso levar documento de identificação e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Funciona na rua José Lobato, s/nº, bairro Otton Marins (rua paralela à Linha Vermelha), de segunda a sexta, das 8h às 18h. O telefone é 3522-4366.

Setembro Amarelo

Criada em 2014, pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com diversos órgãos federais, estaduais e municipais, a campanha nacional do Setembro Amarelo tem como objetivo a prevenção e redução dos casos de suicídio no Brasil.

São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no País e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra, cada vez mais, casos, principalmente, entre os jovens. A maioria dos casos de suicídio estão ligados com casos de depressão, de transtorno bipolar e de abuso de substâncias químicas.

O Setembro Amarelo é uma campanha voltada para toda a sociedade e, por isso, conta com a participação de todos. Ao longo de todo o mês de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) promoverá outras ações alusivas à campanha – confira a programação.

“É de grande relevância levar à população a discussão sobre esse tema tão delicado. Nossas equipes estão empenhadas em conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e realizar os encaminhamentos necessários aos serviços e tratamentos”, frisou o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Disque 188

No País, o Disque 188 está disponível 24 horas todos os dias de forma gratuita. Quem liga pode conversar com um voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV), com respeito e anonimato. Os voluntários são treinados para conversar com todas as pessoas que procuram ajuda e apoio emocional.