Agosto Lilás

Ações neste mês reforçam combate à violência contra a mulher

Atividades serão articuladas pelo Creas de Cachoeiro
Foto: Divulgação/PMCI

Agosto é o mês nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, por meio da campanha “Agosto Lilás”, instituída em referência à aprovação da Lei Maria da Penha, no ano de 2006, que criou mecanismos legais de enfrentamento e prevenção à violência doméstica e familiar contra o público feminino.

Em Cachoeiro, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdes), promoverá, nas próximas semanas, ações em alusão à campanha.

No próximo dia 18, a praça Jerônimo Monteiro, Centro, receberá atividades de conscientização com o objetivo de chamar a atenção da população sobre os temas relacionados ao Agosto Lilás, entre eles, a importância da denúncia dos casos de violência doméstica.

Na semana seguinte, em 24 de agosto, na sede do Creas, localizado à rua 25 de março, será realizada uma roda de conversa com a temática “Lei Maria da Penha e Direitos da Mulher”, a partir das 14h, com foco na conscientização quanto a proteção garantida pela legislação brasileira às vítimas de violência.

“Essas ações são importantes para aproximarmos nossos serviços das mulheres que têm direitos violados. É importante que elas se lembrem que não estão sozinhas e que têm direito à proteção e cuidado”, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

Atendimento à mulher vítima de violência

O Creas de Cachoeiro oferece, durante todo o ano, atendimentos interdisciplinares gratuitos às mulheres vítimas de violência, com equipe composta por técnicos, psicólogos, assistente social e pedagoga.

O serviço conta, desde 2021, com a parceria da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Cachoeiro para orientar e encaminhar todas as mulheres que necessitem desse suporte.

As vítimas já saem do local com atendimento agendado e, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), passam a ser acompanhadas de forma presencial e remota – o que inclui visitas domiciliares.

A parceria com a Deam ainda possibilita o encaminhamento para outros serviços públicos, nas áreas de assistência social, saúde e emissão de documentos.

Além disso, o Creas também atende a demandas espontâneas. Mulheres vítimas de qualquer tipo de violência podem entrar em contato pelo telefone 3155-5303, de segunda a sexta, das 8h às 14h, para agendar o atendimento com a equipe do Paefi.

Presenciou ou foi vítima de uma agressão? Denuncie!

É possível realizar denúncias de casos de agressão à mulher por telefone, ou, presencialmente, na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Cachoeiro, localizada na rua Coelho Melo, nº 1, no bairro Independência, em frente ao Fórum.

Canais de denúncia:

180 – Central de Atendimento à Mulher;

197 – Polícia Civil;

190 – Polícia Militar;

(28) 3155-5084 – Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Cachoeiro.